Varas de família investem na conciliação entre casais na Capital

Varas de família investem na conciliação entre casais na Capital

Varas de família investem na conciliação entre casais na Capital

Foto: Divulgação

Receba todas as notícias gratuitamente no WhatsApp do Rondoniaovivo.com.​

Os juízes das Varas de Família da Comarca de Porto Velho investem na mediação dos conflitos e conseguem solucionar cerca de 60% das ações impetradas através de conciliação. Com isso, o tempo de tramitação dos processos é menor uma vez que as ações são resolvidas com acordo entre as partes.

Este índice elevado de solução através de conciliação ocorre em função da atuação dos juízes que estão à frente das Varas que contam com o apoio de uma equipe multidisciplinar composta por psicólogos, assistentes sociais e acadêmicos de direitos.

Este trabalho foi iniciado em 1998 pelo juiz Raduan Miguel, que é titular da 3ª Vara de Família da Capital há oito anos. Antes, o índice de acordos não passava de 15%. Ele explica que este trabalho é feito, principalmente por causa das peculiaridades das causas de família e tem como conseqüência a solução de conflitos e não apenas o término de processos.

?É muito delicado lidar com os problemas familiares dos outros, muitas vezes as partes ficam nervosas e exaltadas na hora da audiência e é aí que o conciliador mostra seu trabalho que é intermediar, com muita sabedoria, os conflitos?, afirma o juiz Raduan Miguel que possui uma larga experiência de 17 anos na área de família.

A conciliação cabe em todos os casos de direito de família. Alimentos, separação, divórcio, ações de investigação de paternidade e guarda de filhos estão entre os principais.

Recentemente o Tribunal de Justiça instalou a 4ª Vara de Família na Comarca de Porto Velho. De acordo com o juiz Raduan ?Quanto maior o número de Varas, menor o número de processos para cada juiz que fica mais próximo das partes possibilitando maior envolvimento com os casos?.

Em média 50 processos são distribuídos por semana para cada Vara de Família que possui pelo menos dois conciliadores, diferente das Varas Cíveis, que possuem apenas um.

Direito ao esquecimento

A política de comentários em notícias do site da Rondoniaovivo.com valoriza os assinantes do jornal, que podem fazer comentários sobre todos os temas em todos os links.

Caso você já seja nosso assinante Clique aqui para fazer o login, para que você possa comentar em qualquer conteúdo. Se ainda não é nosso assinante Clique aqui e faça sua assinatura agora!

Na sua opinião, qual companhia aérea que atende Rondônia presta o pior serviço?
Você ainda lê jornal impresso?

* O resultado da enquete não tem caráter científico, é apenas uma pesquisa de opinião pública!

MAIS NOTÍCIAS

Por Editoria

PRIMEIRA PÁGINA

CLASSIFICADOS veja mais

EMPREGOS

PUBLICAÇÕES LEGAIS

DESTAQUES EMPRESARIAIS

EVENTOS