A obra aponta a participação de advogados e de outros operadores do Direito para a formação e consolidação do estado de Rondônia
Foto: Divulgação
Receba todas as notícias gratuitamente no WhatsApp do Rondoniaovivo.com.
Escrito a seis mãos, o livro "A Trajetória da Advocacia em Rondônia", do jornalista Carlos Araújo, do advogado Hélio Vieira da Costa e do saudoso professor e historiador Francisco Matias, será lançado na noite desta sexta-feira, 11, na livraria Leitura, do Porto Velho Shopping, a partir das 18 horas.
A obra é um fundamental reconhecimento ao trabalho dos advogados que fortaleceram a profissão ao longo das últimas seis décadas. O trabalho reconhece a dedicação de homens e mulheres que atuaram na defesa e cumprimento das leis e dos direitos dos cidadãos exercendo uma advocacia ética e combativa.
“Rendo meus sinceros agradecimentos ao doutor Hélio Vieira, também autor do livro, e que nos auxiliou técnica e financeiramente durante os dois anos de pesquisa e produção de textos, revisões, enfim”, destaca o jornalista Carlos Araújo.
Mas a pesquisa abrange período bem maior, mostrando a aventura de se defender a cidadania nestas paragens do poente desde o fim do século passado até os dias atuais.
Fala da fundação da OAB Rondônia, com todas as diretorias que por ali passaram desde 1972 e da instalação do primeiro curso de Direito em Rondônia, na então nascitura Fundação Universidade de Rondônia
De acordo com o jornalista Carlos Araújo, profissional com mais de 40 anos de experiência, afirma que o livro revela como fundamental a participação de advogados e de outros operadores do Direito para a formação e consolidação do estado de Rondônia.
Araújo ressalta também que a maior dificuldade para pesquisar é a falta de arquivo documental e histórico. "Tivemos então de pesquisar jornais antigos para garimpar histórias e claro, fizemos inúmeras entrevistas com advogados veteranos e com os mais jovens também”, acentua Araújo.
O livro tem como enfoque principal os chamados operadores do Direito que atuaram nos primórdios do estado, desde o surgimento dos municípios de Santo Antônio, Porto Velho e Guajará-Mirim.
"Destaco o excelente trabalho de pesquisa histórica realizada com afinco pelo professor Matias e papel fundamental do advogado Hélio Vieira, que deu às coordenadas a serem seguidas e auxiliou efetivamente nas pesquisas”, exultou Carlos Araújo.
“A trajetória da advocacia em Rondônia”, constitui uma obra pioneira, um inestimável material de pesquisa para advogados, juízes, acadêmicos de Direito e curiosos da história da advocacia e do estado de Rondônia e do país.
* O resultado da enquete não tem caráter científico, é apenas uma pesquisa de opinião pública!