Artistas de Rondônia participam de evento na Itália e fazem performance na neve – Confira fotos e vídeo

Artistas de Rondônia participam de evento na Itália e fazem performance na neve – Confira fotos e vídeo

Artistas de Rondônia participam de evento na Itália e fazem performance na neve – Confira fotos e vídeo

Foto: Divulgação

Receba todas as notícias gratuitamente no WhatsApp do Rondoniaovivo.com.​

Os artistas do Coletivo Madeirista de Rondônia tiveram uma experiência insólita durante sua viagem-prêmio à Itália: acostumados ao calor dos trópicos, enfrentaram uma nevasca que se abateu sobre o norte da Europa durante as últimas semanas, aproveitando a temperatura para fazer performances e intervenções em interação com a neve.
 
A viagem do grupo foi patrocinada pelo Ministério da Cultura através do Edital n° 02/2009 de Intercâmbio e Difusão Cultural para participação na 12ª Generative Art Conference, evento de caráter multidisciplinar que ocorreu de 14 a 17 de dezembro na Politécnica de Milão.
 
O evento reuniu teóricos e artistas de categoria internacional, que, durante três dias debateram sobre a temática da Generative Art, com ênfase em softwares e algoritmos generativos.
A nota diferencial foi dada pelo Coletivo Madeirista, que introduziu o conceito de "generative social code", ou seja, códido generativo social como instrumento de replicação artística.
 
A performance do grupo foi muito bem recebida por todos os presentes, alguns dos quais, doaram suas sombras que foram recortadas em papel cartão preto, inaugurando uma nova técnica dentro do Projeto
 
Inventário das Sombras
 
Após a explanação do conceito do Projeto pelo Coordenador do grupo Joesér Alvarez,auxiliado pela professora Elisabetta Romano (UFPB) como tradutora, foram distribuídos folders e dvds aos espectadores para que replicassem o conceito do projeto em seus locais de origem,o que, configurando assim, o código generativo social proposto.
 
Além da participação dos artistas na Conferência, a viagem teve seu alcance ampliado com a realização de performances, intervenções, registros em fotografia e vídeo nas cidades de Veneza, Florença e Pisa
 

Durante o período de estadia do grupo, uma frente fria originária da Sibéria fez os termômetros cairem, desafiando os artistas rondonianos a enfrentar temperaturas negativas e sensações térmicas nunca dantes experenciadas,para deixar a marca da arte madeirista nas calçadas da Europa.

CONFIRA FOTOS:

Direito ao esquecimento

A política de comentários em notícias do site da Rondoniaovivo.com valoriza os assinantes do jornal, que podem fazer comentários sobre todos os temas em todos os links.

Caso você já seja nosso assinante Clique aqui para fazer o login, para que você possa comentar em qualquer conteúdo. Se ainda não é nosso assinante Clique aqui e faça sua assinatura agora!

Na sua opinião, qual companhia aérea que atende Rondônia presta o pior serviço?
Você ainda lê jornal impresso?

* O resultado da enquete não tem caráter científico, é apenas uma pesquisa de opinião pública!

MAIS NOTÍCIAS

Por Editoria

PRIMEIRA PÁGINA

CLASSIFICADOS veja mais

EMPREGOS

PUBLICAÇÕES LEGAIS

DESTAQUES EMPRESARIAIS

EVENTOS