DIVERSÃO – Canal TCM apresenta nesse sábado (13) o western “Três homens em conflito” e o ação de guerra, “Os Doze Condenados” – Confira críticas
Foto: Divulgação
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TRÊS HOMENS EM CONFLITO – O BOM, O MAU E O FEIO – Por Marcos Souza
Dos mais belos westerns de todos os tempos, “Três homens em conflito” (Il Buono, Il Bruto, Il Cattivo/1966) é o último de uma trilogia realizada pelo diretor italiano Sergio Leone, genial cineasta que criou as diretrizes estéticas (muitos closes dramáticos, espaços grandes, com tomadas gerais e planos abertos) do chamado “western spaghetti”. Os dois filmes anteriores foram “Por Um Punhado de Dólares” (Per un pugno di dollari/1964) e “Por uns Dólares a Mais” (Per qualche dollaro in più/ 1965) e que levaram o então ator de filmes “B” Clint Eastwood a se tornar astro e depois se consagraria interpretando o policial durão Dirty Harry (cujo primeiro filme da série foi comentado anteriormente nessa coluna por Humberto).
Esse filme serviria de base para o apuro técnico e estético do diretor a fazer outra obra-prima do western, “Era uma vez no Oeste” (1968), mas é aqui que Leone refina todo o seu apuro do domínio completo de cinema, com um show de tomadas nunca antes vista num filme do gênero. Os planos abertos, ao mostrar a situação dramática de uma seqüência, são incríveis, como no primeiro encontro do personagem de Clint, que faz o pistoleiro Blondie, o intitulado “O Bom”, com o personagem “Feio”, Tuco Ramires (Eli Walach, fantástico), que esta cercado por três caçadores de recompensa, ou ainda a fantástica seqüência final, mesclando closes dramáticos dos personagens principais, com planos e tomada abertas, na que considero a mais bem elaborada e linda cena de duelo já feita pelo cinema – que me perdoem os puristas.
Os superlativos que pincelo aqui e ali são justificáveis para mim, por considerá-lo um dos meus filmes favoritos em todos os tempos, e também por tê-lo assistido inúmeras vezes, sabendo de cor alguns diálogos, principalmente aqueles travados por Blondie e Tuco, uma dupla improvável, que no meio da Guerra Civil americana se junta para encontrar um tesouro de 200 mil dólares, do exército confederado, que está escondido num cemitério. Porém um outro pistoleiro, esse intitulado de “O Mau”, conhecido como Angel Eyes (Lee Van Cleef, num personagem que o consagrou como grande vilão), também está interessado no tesouro e consegue se aproximar dos dois para tentar achar primeiro a localização exata de onde está enterrado a fortuna.
Quando juntos os três promovem um duelo de interesses e desconfianças, que mostra os meandros da guerra civil – quando Tuco e Blondie tomam para si a missão de explodir uma ponte em homenagem ao comandante que os acolheu num momento crítico – e perfilam as corruptelas do conhecido velho Oeste americano, numa homenagem sincera, vibrante e espetacular de Sergio Leone.
Tudo isso é marcado pela trilha sonora inesquecível e clássica do maestro Ennio Morricone, que imortalizou o gênero e se tornou ícone pop, servindo de referência a outros filmes e citações até mesmo em canções e remixes tecno. No entanto, a versão original é insuperável.
Apesar de ser longo, as voltas e reviravoltas da história são sempre cativantes. Os personagens se tornaram clássicos e até Clint, com poucos diálogos e interpretação minimalista, sempre recorreria ao personagem em filme autorais seus, como nos westerns: “O Estranho sem Nome”, (High plains drifter/1973) “O Cavaleiro Solitário” (Pale Rider/1985) e o brilhante “Os Imperdoáveis” (Unforgiven/1992 – filme que deu o primeiro Oscar de direção para Clint, depois ele ganharia outro por “Menina de Ouro” - Million Dollar Baby/2004)
O filme se tornou referência pop e é idolatrado por parte da crítica especializada e por diretores como Quentin Tarantino (que se inspirou nele para compor a segunda parte de “Kill Bill”), Steven Spielberg e Robert Zemeckis (a citação de Clint Eastwood na última parte da trilogia “De Volta para o Futuro”, por exemplo).
Indicar mais do que isso, só assistindo mesmo.
Marcos Souza é editor-chefe do Rondoniaovivo e mantém os blogs Nada a Declarar e Transcosmopolitanationmix.
OS DOZE CONDENADOS – Por Humberto Oliveira
Esta ótima aventura cuja ação acontece durante a Segunda Guerra Mundial, Os Doze Condenados (The Dirty Dozen, 1967) dirigido por Robert Aldrich, é um daqueles filmes que sempre que revimos, gostamos ainda mais. São inúmeros os motivos. Um dos deles é que o filme permanece como um marco irremovível na história dos filmes de ação.
O elenco sob o comando do falecido Lee Marvin, inclui ainda nomes como Ernest Borgnine (Oscar de melhor ator 1956 por Marty), Charles Bronson (Desejo de matar), Donald Sutherland (pai de Kiefer Sutherland, o famoso Jack Bauer da série 24 Horas), Jim Brown (ex-jogador de futebol americano), John Cassavetes (Bebê de Rosemary), George Kennedy (Corra que a polícia vem aí), Trini Lopez (cantor), Telly Savallas (do seriado dos anos 1970 Kojak), entre outros.
O elenco conta também com o ator Roberto Ryan (Meu ódio será tua herança), como o Coronel Breed um militar que não gosta da postura de Reisman com quem vive em constante conflito. Em meio ao exaustivo treinamento exigido para o sucesso da missão, ocorrem conflitos, conquista da confiança, a união dos prisioneiros. Décadas após terem arrebentado nas telas, o filme Os Doze Condenados originou três telefilmes: os Doze Condenados – Nova missão (1985), Os Doze Condenados – Missão mortal (1987) e Os Doze Condenados – Missão fatal (1988), mas o original permanece como o melhor de todos.
Os doze condenados do título são militares sentenciados a morte ou a mais de vinte anos de prisão, psicóticos, estúpidos, perdedores. Lee Marvin interpreta John Reisman, um major durão e rude que pela rebeldia constante recebe uma árdua missão do Exército - comandar um esquadrão de desajustados em uma missão suicida atrás das linhas inimigas, cujo objetivo é destruir um quartel general nazista e provocar a maior destruição possível às vésperas do Dia D. Os sobreviventes serão perdoados e reintegrados.
Ganhou o Oscar de Melhores Efeitos Sonoros, além de ter sido indicado em outras três categorias: Melhor Ator Coadjuvante (John Cassavetes), Melhor Edição e Melhor Som. Cassavetes também recebeu indicação ao Globo de Ouro, também na categoria de melhor ator coadjuvante.
Robert Aldrich (O Que Terá Acontecido a Baby Jane?) dirige, dosando situações cômicas com seqüencias explosivas, comprou os direitos de adaptação do livro de E.M. Nathanson para o cinema antes mesmo de sua publicação. Os direitos foram comprados em maio de 1963, sendo que o livro apenas foi lançado dois anos depois.
Originalmente o papel do Major John Reisman, Aldrich convidou o ator John Wayne. Entretanto, como Wayne estava ocupado com as filmagens de Os Boina-Verdes, não pôde aceitar o papel, então o diretor chamou Lee Marvin que dá um show durante o filme.
Sua interpretação é sensacional. Certamente serviu de inspiração para o ator R. Lee Ermey, interprete do famigerado sargento Hartman, do filme Nascido para matar (1987), de Stanley Kubrick e ainda, outro militar ranzinza, Sargento Tom "Gunny" Highway, vivido por Clint Eastwood em O Destemido senhor da guerra (1986).
Os Doze Condenados é o cartaz deste sábado (13) na sessão “50 Filmes Que Você Deveria Ver Antes de Morrer” exibida pelo no Canal TCM a partir das 22h30. Para quem gosta de uma boa aventura e de filmes de guerra, certamente este filme é uma ótima pedida. Boa diversão.
Humberto Oliveira, jornalista e cinéfilo, mantém o blog ALMANAQUE.
PROGRAMAÇÃO:
1. "O expresso de Xangai" (Shanghai Express, 1932) - Segunda (1), 20h
2. "Juventude transviada" (Rebel without a cause, 1956) - Segunda (1), 21h25
3. "Um dia de cão" (Dog day afternoon, 1975) - Terça (2), 20h
4. "Diabo a quatro" (Duck soup, 1933) - Terça (2), 22h10
5. "O show deve continuar" (All that jazz, 1979) - Quarta (3), 20h
6. "O que terá acontecido a Baby Jane?" (What ever happened to Baby Jane?, 1962) - Quarta (3), 22h10
7. "Rio vermelho" (Red river, 1948) - Quinta (4), 20h
8. "Perseguidor implacável" (Dirty Harry, 1971) - Quinta (4), 22h15
9. "O ocaso de uma lenda" (This is Spinal Tap, 1984) - Sexta (5), 20h
10. "Vampiros de almas" (Invasion of the body snatchers, 1956) - Sexta (5), 21h30
11. "O barco – Inferno no mar" (Das boot, 1981) - Sábado (6), 20h
12. "O poderoso chefão" (The godfather, 1972) - Sábado (6), 22h30
13. "Os dez mandamentos" (The ten commandments, 1956) - Domingo (7), 20h
14. "Aventuras de Robin Hood" (Adventures of Robin Hood, 1938) - Domingo (7), 23h45
15. "Matar ou morrer" (High noon, 1952) - Segunda (8), 20h
16. "Confidências à meia-noite" (Pillow talk, 1959) - Segunda (8), 21h30
17. "Todos os homens do presidente" (All the president's men, 1976) - Terça (9), 20h
18. "Grande Hotel" (Grand Hotel, 1932) - Terça (9), 22h25
19. "Pacto de sangue" (Double indemnity, 1944) - Quarta (10), 20h
20. "A princesa e o plebeu"(Roman holiday, 1953) - Quarta (10), 21h55
21. "O enigma do outro mundo" (The thing, 1982) - Quinta (11), 20h
22. "Amargo pesadelo" (Deliverance, 1972) - Quinta (11), 21h55
23. "Agonia e glória" (The big red one, 1980) - Sexta (12), 20h
24. "O iluminado" (The shining, 1980) - Sexta (12), 22h
25. "Três homens em conflito - O bom, o mau e o feio" (The good, the bad & the ugly, 1966) - Sábado (13), 20h
26. "Os doze condenados" (The dirty dozen, 1967) - Sábado (13), 22h50
27. "A marca da maldade" (Touch of evil, 1958) - Domingo (14), 20h
28. "Os pássaros" (The birds, 1963) - Domingo (14), 21h40
29. "A força do destino" (An officer and a gentleman, 1982) - Segunda (15), 20h
30. "Noivo neurótico, noiva nervosa" (Annie Hall, 1977) - Segunda (15), 22h10
31. "Meu amigo Harvey" (Harvey, 1950) - Terça (16), 20h
32. "Um dia em Nova York" (On the town, 1949) - Terça (16), 21h50
33. "A conversação" (The conversation, 1974) - Quarta (17), 20h
34. "Galante e sanguinário" (3:10 to Yuma, 1957) - Quarta (17), 21h55
35. "O terceiro homem" (The third man, 1949) - Quinta (18), 20h
36. "No calor da noite" (In the heat of the night, 1967) - Quinta (18), 21h45
37. "Tootsie" (Tootsie, 1982) - Sexta (19), 20h
38. "Se meu apartamento falasse" (The apartment, 1960) - Sexta (19), 22h
39. "Os irmãos Cara-de-Pau" (The Blues Brothers, 1980) - Sábado (20), 20h
40. "O selvagem" (The wild one, 1954) - Sábado (20), 22h15
41. "Por quem os sinos dobram" (For whom the bell tolls, 1943) - Domingo (21), 20h
42. "O sol é para todos" (To kill a mockingbird, 1962) - Domingo (21), 22h40
43. "Entre dois amores" (Out of Africa, 1985) - Segunda (22), 20h
44. "Cupido é moleque teimoso" (The awful truth, 1937) - Segunda (22), 22h45
45. "O planeta proibido" (Forbidden planet, 1956) - Terça (23), 20h
46. "Dr. Fantástico" (Dr. Strangelove or: How I learned to stop worrying and love the bomb, 1964) - Terça (23), 21h45
47. "A felicidade não se compra" (It's a wonderful life, 1946) - Quarta (24), 20h
48. "A roda da fortuna" (The band wagon, 1953) - Quarta (24), 22h15
49. "Spartacus" (idem, 1960) - Quinta (25), 20h
50. "Frankenstein" (Frankenstein, 1931) - Quinta (25), 23h10
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