Grupo Êxodo apresenta cinco atos da peça “Homem de Nazaré” nesta sexta-feira Santa em frente à catedral
O grupo teatral Êxodo apresentará cinco atos da peça O Homem de Nazaré, nesta sexta-feira, 21, em frente à catedral Sagrado Coração de Jesus, em Porto Velho, como parte da programação da Semana Santa.
O evento terá início às 18h, cerca de meia hora após a saída da procissão Senhor Morto, realizada tradicionalmente pela Igreja Católica nesta data. Na primeira cena: Caminho do Calvário, os atores vão interagir com a procissão no retorno para a catedral. “Resolvemos interagir com a procissão para trazer a cena para a realidade a assim, os fiéis nunca esqueçam o sofrimento que Cristo passou por nós”, afirma o ator Omedino Pantoja, que interpreta Jesus e dirige as cenas pela primeira vez.
A encenação em frente à catedral na Semana Santa já é tradicional, mas esta é a segunda vez que os atores do grupo Êxodo interagem no cortejo. Na sexta-feira serão encenadas as cenas: Caminho do Calvário, Verônica, Crucificação, Descida da Cruz e Pietá (Jesus com Maria ao pé da cruz).
Para compor o cenário nas proximidades da catedral, o Grupo vai utilizar iluminação artística, porém cenotécnica natural. “Vamos decorar com galhos de árvores secos, folhagens e a utilizar tons escuros, para criar realmente um clima de tristeza. A intenção é remeter ao sofrimento que Jesus sofreu antes de sua morte e ressurreição”, afirma João Zoghbi, produtor do espetáculo.
A expectativa dos diretores é de participação ativa da sociedade nesta apresentação. “Convidamos todas as famílias de Porto Velho para participarem deste ato de renovação de fé”, diz José Monteiro, presidente do grupo Êxodo.
O Homem de Nazaré - Os cinco atos que serão encenados na Semana Santa fazem parte do espetáculo O Homem de Nazaré, realizado anualmente na cidade cenográfica Jerusalém da Amazônia, que terá sua apresentação completa este ano nos dias 22, 23 e 24 de maio, em comemoração a Corpus Christi. Segundo o presidente José Monteiro, os ensaios para o espetáculo terão início em abril, em data a ser definida.