STRICTO SENSU: Católica terá o 1º Programa de Mestrado em Direito do noroeste da Amazônia

De acordo com a Profa. Dra. Marcia Abib Hecktheuer é um marco para a FCR e, sobretudo, um grande marco para o Estado de Rondônia e a região norte do país

STRICTO SENSU: Católica terá o 1º Programa de Mestrado em Direito do noroeste da Amazônia

Foto: Divulgação

Receba todas as notícias gratuitamente no WhatsApp do Rondoniaovivo.com.​

 

 
O ano de 2022 nem acabou e a Faculdade Católica de Rondônia (FCR) já tem muito o que comemorar. A instituição que já conta com 15 anos de história, conseguiu um feito inédito: aprovação/recomendação do seu primeiro Programa de Pós-Graduação Stricto Sensu (mestrado), na área do Direito. 
 
A deliberação ocorreu junto à Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (CAPES), vinculada ao Ministério da Educação (MEC). De acordo com a Profa. Dra. Marcia Abib Hecktheuer é um marco para a FCR e, sobretudo, um grande marco para o Estado de Rondônia e a região norte do país. 
 
“Isso porque é preciso que tenhamos autonomia não apenas para produzir o conhecimento a partir da nossa própria realidade, o que repercutirá em desenvolvimento regional, mas e principalmente é preciso que tenhamos autonomia para o mais elementar que é a formação dos nossos profissionais e pesquisadores”, disse a reitora.
 
Dra. Marcia lembra que a FCR é a primeira Instituição de Ensino Superior Privado em toda a região noroeste da Amazônia a conseguir o feito de aprovar um Programa de Pós-Graduação (PPG) Stricto Sensu próprio e que nem as instituições federais possuem PPG na área do Direito, atualmente. 
 
PROCESSO
 
A reitora fez questão de lembrar que a região depende de parcerias com grandes centros que possuem universidades com programas consolidados. “Foi por meio deste caminho de parcerias interinstitucionais que a FCR veio, nos últimos anos, buscando contribuir nesse cenário, consolidando grupos. É preciso, porém, que nossa região possa caminhar com as próprias pernas”, reitera Marcia.
O projeto institucional da FCR não é apenas ser Universidade na prática, mas também formalmente. O processo a seguir para que este plano se consolide, segundo a Legislação Brasileira, exige que a instituição possua Programas de Pós-Graduação Stricto Sensu próprios. Além deste já aprovado, já há outros processos tramitando nas áreas da Educação, Gestão de Projetos e Políticas Públicas e Ciências da Saúde. 
 
PROPOSTA CONTÍNUA 
 
Segundo a reitora, há um trabalho árduo e contínuo de construção de um projeto de Universidade - com as referências e qualidade das Pontifícias Universidades Católicas (PUCs) ao redor do mundo - para proporcionar autonomia à região Norte. “Inicialmente, atuamos para a formação e qualificação de pesquisadores e de profissionais de áreas essenciais para o nosso desenvolvimento e para a sustentabilidade. Por isso, é preciso manifestar nossa gratidão a todos os parceiros do Estado, que apostaram e apoiaram o projeto da FCR desde o início, quando ainda tudo era um sonho”. 
 
PARCEIROS
 
Parceiros importantes contribuíram para que esse momento fosse possível, dentre outros: o Governo do Estado de Rondônia, o Tribunal de Justiça do Estado de Rondônia (TJ/RO) e sua Escola de Magistratura (EMERON), Ministério Público do Estado de Rondônia (MP/RO), Procuradoria Geral do Estado de Rondônia (PGE/RO),  Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de Rondônia (FAPERO), Defensoria Pública do Estado de Rondônia (DPE/RO), Tribunal de Contas do Estado de Rondônia (TCE/RO), Tribunal Regional Eleitoral de Rondônia (TRE/RO) Tribunal Regional Federal da 1ª Região, Seção Judiciária de Rondônia (TRF1/RO), Tribunal Regional do Trabalho da 14ª Região (TRT14), Ministério Público do Trabalho (MPT-RO/AC), Controladoria Geral do Estado de Rondônia (CGE-RO), o Município de Porto Velho, suas Secretarias municipais e Procuradoria Geral do Município (PGM), entre tantos outros.
 
“Sabemos que o apoio destes parceiros foi e seguirá sendo muito importante para que a FCR alcance o seu objetivo de fazer e ser Universidade, por meio do qual conseguirá desempenhar suas funções de caráter comunitário e de promoção do desenvolvimento regional, por meio da educação e da ciência”, reconhece a reitora.
 
PROCESSO DE SELEÇÃO 
 
Após a conclusão dos trâmites administrativos junto à CAPES e o Conselho Nacional de Educação (CNE), estará sendo publicado o Edital de Seleção da primeira turma do Mestrado Profissional em Direito da Católica, sendo previsto o início das aulas ainda no primeiro semestre de 2023.
Direito ao esquecimento

A política de comentários em notícias do site da Rondoniaovivo.com valoriza os assinantes do jornal, que podem fazer comentários sobre todos os temas em todos os links.

Caso você já seja nosso assinante Clique aqui para fazer o login, para que você possa comentar em qualquer conteúdo. Se ainda não é nosso assinante Clique aqui e faça sua assinatura agora!

Você é a favor do fim da escala 6x1?
Como você avalia o atendimento da Azul Linhas Aéreas em Rondônia?

* O resultado da enquete não tem caráter científico, é apenas uma pesquisa de opinião pública!

MAIS NOTÍCIAS

Por Editoria

PRIMEIRA PÁGINA

CLASSIFICADOS veja mais

EMPREGOS

PUBLICAÇÕES LEGAIS

DESTAQUES EMPRESARIAIS

EVENTOS