Na noite da última sexta-feira (17), durante um show que acontecia no Estádio Engenhão Nilton Santos, Rio de Janeiro (RJ), uma jovem de 23 anos morreu de parada cardiorrespiratória causada pela onda de calor.
Ana Benevides era estudante de psicologia e assistia ao show de Taylor Swift, cantora pop americana que está em turnê pelo mundo e visita o país pela primeira vez em uma década. O primeiro show da cantora aconteceu na capital carioca, que ainda na sexta-feira registrou sensação térmica recorde de 59,3 graus Celsius (°C).
Benevides e uma amiga viajaram de Mato Grosso do Sul até o Rio para ver a cantora. "Na segunda música ela simplesmente desmaiou. Aí tiramos ela com ajuda dos seguranças e corremos para o postinho de apoio no estádio, e lá eles atenderam ela, e encaminharam pra ambulância", lembra Daniele Melin, amiga de Ana em entrevista à TV Globo.
Ainda dentro do estádio, socorristas tentaram, sem sucesso, reanimar a jovem por mais de 40 minutos. Ana Benevides morreu a caminho do hospital. De acordo com Thiago Fernandes, enfermeiro e amigo de Ana, era o sonho da vida da jovem assistir a cantora ao vivo.“Era o sonho da vida dela. Quero que ela seja lembrada”, disse Thiago em entrevista à Folha.
Nas redes sociais, Thiago relembrou o sonho de Ana e expressou tristeza. "Eu simplesmente não consigo acreditar que você não está mais aqui. Não consigo aceitar isso", escreveu ele. "Conversamos sobre esse show tantas vezes, e como eu queria estar contigo. Estou tão triste que eu não sei o que fazer. Você era uma das minhas amigas mais antigas. Por tanto tempo, e agora em diante, só nas memórias! Eu espero que você esteja bem agora. Descanse!"
Taylor Swift lamentou a morte da fã nas redes sociais e disse, em nota: "O que eu quero dizer agora é que sinto muitíssimo pela perda e meu coração partido está ao lado da família e dos amigos. Esta é a última coisa que se quer pensei quando decidi trazer esta turnê ao Brasil”, escreveu a cantora. "Tenho poucas informações sobre o que aconteceu, mas tudo que eu sei é que ela [Ana] era linda e jovem demais."
A artista também adiou o show deste sábado (18), para prezar pela segurança dos fãs e da equipe.
Tragédia Anunciada?
Para além da triste fatalidade, o Corpo de Bombeiros presente no evento registrou mais de mil desmaios no público durante o evento. Dentro do estádio, a sensação térmica era de cerca de 60°C.
Apesar das altas temperaturas causadas pela onda de calor, funcionários do estádio não permitiam que fãs entrassem no evento com garrafinhas de água. Dentro do Engenhão, vendiam-se copos de água de 300ml por R$ 08,00.
É dito também que a produção do evento, Time For Fun (T4F), cobriu, com tapumes, as passagens de circulação de ar do estádio para evitar que o público do lado de fora conseguisse assistir ao show - o que pode ter aumentado ainda mais a temperatura do local.
Durante o show, Swift parou duas vezes para distribuir água e pedir que sua equipe e a do estádio ajudassem os fãs e distribuissem água. Em vídeos publicados nas redes sociais, é possível ouvir o público pedindo água.
Após a repercussão da tragédia de Ana Benevides, o ministro da Justiça, Flávio Dino, anunciou que a Secretária do Consumidor vai adotar, ainda neste sábado (18), medidas emergências para o acesso à água em shows e outros espetáculos públicos. Em uma postagem no X (antigo Twitter), Dino afirmou que também vai adotar medidas relativas às responsabilidades das organizadoras de eventos pelos danos já causados.
A partir de hoje, por determinação da Secretaria do Consumidor do Ministério da Justiça, será permitida a entrada de garrafas de ÁGUA de uso pessoal, em material adequado, em espetáculos. E as empresas produtoras de espetáculos com alta exposição ao calor deverão disponibilizar…
A deputada federal paulista Erika Hilton (PSOL), denunciou a T4F ao Ministério Público Federal. "Água é direito. Vejo como criminosa a proibição de que o público entrasse com água no show da cantora Taylor Swift no Rio ontem. A hidratação é essencial durante uma onda de calor como a que estamos enfrentando e não pode ser vista como fonte de lucro. Mas infelizmente a T4F não compartilha dessa visão.", disse a parlamentar.
ÁGUA É DIREITO
Vejo como criminosa a proibição que o público entrasse com ÁGUA no show da cantora Taylor Swift no Rio ontem, onde ocorreu uma morte atribuída ao calor.
Por isso, estou denunciando ao Ministério Público Federal a empresa Time 4 Fun, organizadora do evento.
O Procon/RJ também notificou a empresa responsável pela organização.
Taylor Swift tem mais cinco shows marcados no Brasil, em uma corrida que vai se estender até o dia 26/11. O Rondoniaovivo vai acompanhar a situação. Este material está em atualização.
A política de comentários em notícias do site da Rondoniaovivo.com valoriza os assinantes do jornal, que podem fazer comentários sobre todos os temas em todos os links.
Caso você já seja nosso assinante Clique aqui para fazer o login, para que você possa comentar em qualquer conteúdo. Se ainda não é nosso assinante Clique aqui e faça sua assinatura agora!
Termos e condições de uso "Opiniões dos Assinantes"
A seção de Comentários do Portal Rondoniaovivo.com tem como objetivo promover o debate acerca dos assuntos tratados em cada reportagem.
Apenas assinantes do Portal Rondoniaovivo.com, devidamente cadastrados conforme item 1 abaixo, com nome e sobrenome verdadeiros, podem realizar comentários às reportagens através da Seção de Comentários.
O conteúdo de cada comentário é de única e exclusiva responsabilidade civil e penal do assinante cadastrado, inclusive nos casos de uso por terceiros que utilizem seu código de assinante.
A Seção de Comentários destina-se ao debate sobre o conteúdo publicado no Portal Rondoniaovivo.com, apenas para fins informativos e de entretenimento, excluindo qualquer utilização comercial ou publicitária. Os comentários publicados pelos assinantes não constituem opinião do Portal Rondoniaovivo.com e não são por ela endossados, não constituindo aconselhamento jurídico, financeiro, médico ou profissional de qualquer natureza.
O Rondoniaovivo permite que os leitores tirem do ar comentários que eles próprios tenham feito no site do jornal e queiram apagar. Escreva para redacao@rondoniaovivo.com
O Portal Rondoniaovivo.com tem a prerrogativa de, a seu exclusivo critério e independentemente de qualquer aviso ou notificação, retirar qualquer postagem do ar, mesmo que a postagem não viole as regras estabelecidas nestes Termos de Uso.
Os presentes Termos e condições de uso são regidos pela legislação da República Federativa do Brasil. Seu texto deverá ser interpretado no idioma português e os usuários submetem-se ao Foro Central da Comarca de Porto Velho.
Forma de acesso e cadastro ao comentário
Para que seja permitido o acesso do assinante a Seção de Comentários, objeto do presente termo, é necessário ser assinante do Portal Rondoniaovivo.com e possuir seu e-mail cadastrado e senha de acesso ao site. Caso ainda não tenha realizado seu cadastro, preencha o formulário de Cadastramento.
Ao realizar seu cadastramento, o assinante se compromete a observar esses Termos de Uso, a utilizar termos aceitáveis socialmente, e a não desrespeitar a lei e a ordem pública.
O assinante deverá informar seu próprio endereço eletrônico a ser utilizado para sua identificação no comentário. A senha poderá ser alterada a qualquer momento para sua identificação e permissão de acesso à página de comentários.
Todas as informações do assinante são protegidas por senha para a sua segurança e privacidade.
As páginas de internet estão sujeitas a problemas de interrupção, falha técnica ou indisponibilidade de funcionamento temporário, não tendo o Portal Rondoniaovivo.com qualquer responsabilidade sobre tais ocorrências.
O Portal Rondoniaovivo.com registra o IP, data e hora de acesso de todo internauta que se conecta ao sistema de comentários. O registro é feito nos termos da Lei 12.965/2014, e os dados poderão ser fornecidos a autoridades públicas, na forma da Lei, quando for necessária a identificação do autor de um comentário.
Serão vetados comentários que:
- Não tratem do assunto objeto da reportagem em que foi postado;
- Utilizem linguagem chula, grosseira ou ofensiva, palavras cortadas por caracteres ou escritos em outra língua que não o português e totalmente em maiúscula;
- Divulguem links e contas de redes sociais;
- Divulguem Banners publicitários;
- Ofereçam qualquer tipo de produto para venda, procurar anunciantes e patrocinadores;
- Veiculem material pornográfico, persecutório, ameaçador, racista ou discriminatório com relação a raça, religião ou nacionalidade;
- Veiculem informação sobre atividades ilegais e incitação ao crime;
- Veiculem afirmações ou material calunioso, injurioso ou difamatório;
- Veiculem propaganda política para candidatos, partidos ou coligações, bem como propaganda a respeito de seus órgãos ou representantes;
- Contenham páginas e arquivos criptografados ou protegidos por senhas;
- Veiculem programas e arquivos que contenham vírus ou qualquer outro código que ponha em risco arquivos;
- Veiculem informação relativa a pirataria de software;
- Utilizem-se do serviço, desvirtuando sua finalidade, com o intuito de cometer qualquer atividade ilícita;
Veiculem informações sobre atividades de concursos, pirâmides, correntes, lixo eletrônico, spam ou quaisquer mensagens periódicas ou não solicitadas (comerciais ou não) ou abusivas;
- Veiculem conteúdo ou material protegido por direitos autorais, sem autorização do autor ou de seu representante.
- Veiculem fotos ou vídeos sem autorização dos fotografados.
- Responsabilidades e Não-Licença
- Os textos, fotografia, imagens, logomarcas nas páginas do Portal Rondoniaovivo.com se encontram protegidos por direitos autorais ou outros direitos de propriedade intelectual, sendo vedada sua reprodução total ou parcial para finalidades comerciais, publicitárias ou qualquer outra, sem prévia e expressa autorização do Portal Rondoniaovivo.com. Em hipótese alguma o assinante adquirirá quaisquer direitos sobre os mesmos.
No caso de utilização indevida das informações constantes nas páginas do Portal Rondoniaovivo.com ou dos comentários, o assinante assumirá todas as responsabilidades de caráter civil e/ou criminal.
Se for descumprida quaisquer das regras expostas neste Termo de Uso ou for verificado o exercício de qualquer conduta ilegal, o comentário será excluído do Portal Rondoniaovivo.com.
A infração às regras deste Termo de Uso pode ensejar, a critério exclusivo do Portal Rondoniaovivo.com, a moderação permanente dos comentários do assinante e/ou à exclusão do usuário após comunicação prévia.
A qualquer tempo e de maneira unilateral, o Portal Rondoniaovivo.com poderá cancelar o Seção de Comentários sem necessidade de nenhum aviso prévio aos assinantes e/ou a terceiros.
Qual sua opinião sobre o bloqueio de emendas parlamentares?
Você acredita que a gestão Hildon Chaves realmente teve 90% de aprovação?
* O resultado da enquete não tem caráter científico, é apenas uma pesquisa de opinião pública!