Brasil reduz importações de gás natural boliviano em 33%, segundo imprensa

Brasil reduz importações de gás natural boliviano em 33%, segundo imprensa

Brasil reduz importações de gás natural boliviano em 33%, segundo imprensa

Foto: Divulgação

Receba todas as notícias gratuitamente no WhatsApp do Rondoniaovivo.com.​

LA PAZ, 7 Jan 2009 (AFP) - O Brasil reduziu suas importações de gás natural procedentes da Bolívia em 33% - dos 31 milhões de metros cúbicos a 20 milhões de metros cúbicos diários -, informou o jornal La Razón nesta quarta-feira. A redução dos volumes do gás começaram em 29 de dezembro de 2008, assegurou o jornal boliviano, citando fontes do governo e do setor petroleiros as quais não identificou. Um funcionário do ministério de Hidrocarbonetos informou à AFP que a notícia carece de uma versão oficial.

O ex-ministro boliviano de Hidrocarbonetos e ex-presidente da Organização Latino-americana de Energia (Olade), Álvaro Ríos, explicou que a redução das compras brasileiras pode ter se dado pela queda do preço internacional do petróleo que torna o uso mais barato de seus derivados líquidos, como gasolina, diesel e gasóleo.

"Os líquidos ficaram muito mais baratos e isso está contribuindo para que a demanda seja mais baixa, somada também a uma melhor produção no Brasil", afirmou Ríos.A Bolívia produz 41 milhões de m3 diários de gás natural, sendo que 6 a 7 milhões que são utilizados para consumo interno, enquanto 31 milhões são enviados ao Brasil e entre 1 e 2 milhões para a Argentina.

A queda das exportações bolivianas gera uma redução dos rendimentos econômicos, vitais para a Receita, apesar de não terem sido citados os montantes em questão.
 
Um relatório recente do ministério de Hidrocarbonetos boliviano assinala que o preço do gás natural para o Brasil, durante o último trimestre de 2008, se encontrava em média em 8,2 dólares por milhão de BTU (Unidade Térmica Britânica) e 10,3 dólares o milhão de BTU para a Argentina.
Direito ao esquecimento

A política de comentários em notícias do site da Rondoniaovivo.com valoriza os assinantes do jornal, que podem fazer comentários sobre todos os temas em todos os links.

Caso você já seja nosso assinante Clique aqui para fazer o login, para que você possa comentar em qualquer conteúdo. Se ainda não é nosso assinante Clique aqui e faça sua assinatura agora!

Na sua opinião, qual companhia aérea que atende Rondônia presta o pior serviço?
Você ainda lê jornal impresso?

* O resultado da enquete não tem caráter científico, é apenas uma pesquisa de opinião pública!

MAIS NOTÍCIAS

Por Editoria

PRIMEIRA PÁGINA

CLASSIFICADOS veja mais

EMPREGOS

PUBLICAÇÕES LEGAIS

DESTAQUES EMPRESARIAIS

EVENTOS