ALELUIA: Após 5 anos, Estrada de Ferro Madeira-Mamoré deve ser reaberta de forma parcial

Acesso dos visitantes será apenas às praças e ao museu

ALELUIA: Após 5 anos, Estrada de Ferro Madeira-Mamoré deve ser reaberta de forma parcial

Foto: Reprodução da internet

Receba todas as notícias gratuitamente no WhatsApp do Rondoniaovivo.com.​

Após um processo de reforma que durou cinco anos, está prevista a reabertura parcial do Complexo da Estrada de Ferro Madeira Mamoré (EFMM) para o dia 30 de abril de 2024. A definição da data ocorreu durante uma reunião na sede do Ministério Público Federal (MPF) em Porto Velho.

 

Inicialmente, a reabertura contemplará apenas algumas áreas do complexo. A população terá acesso às praças e ao museu, que estará aberto de quinta a domingo. Desde 2019, o local estava fechado.

 

Durante os próximos três meses, a Prefeitura Municipal de Porto Velho ficará encarregada da gestão do museu, organização de visitas públicas, segurança e fornecimento de energia elétrica para todo o complexo.

 

A Amazon Fort continuará responsável pela limpeza e manutenção de toda a área, incluindo o museu, e assumirá a gestão total após o período de administração municipal.

 

O Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional (Iphan) realizará o mapeamento dos banheiros químicos, e a empresa responsável pelo local seguirá as orientações. O projeto deve ser submetido até 22 de março ao órgão, que deverá analisá-lo até 30 de março.

 

Foto: Reprodução da internet

 

Cinco longos anos

 

O histórico do processo revela uma jornada prolongada. Em 2017, o Tribunal Regional da 1ª Região exigiu que a Hidrelétrica Santo Antônio elaborasse um projeto para recuperar e preservar o patrimônio da EFMM, com prazo de 60 dias para entrega.

 

As obras, inicialmente de responsabilidade do Governo Federal, passaram a ser compromisso da prefeitura em 2018, através de uma concessão de 50 anos.

 

Após uma série de etapas e ajustes no edital de concessão, uma empresa venceu a licitação em janeiro de 2023.

 

No entanto, o prazo estipulado para reabertura não foi cumprido. Agora, após a reunião no MPF em Porto Velho, a nova data de reabertura está marcada para 30 de abril de 2024.

Direito ao esquecimento

A política de comentários em notícias do site da Rondoniaovivo.com valoriza os assinantes do jornal, que podem fazer comentários sobre todos os temas em todos os links.

Caso você já seja nosso assinante Clique aqui para fazer o login, para que você possa comentar em qualquer conteúdo. Se ainda não é nosso assinante Clique aqui e faça sua assinatura agora!

Você é a favor do fim da escala 6x1?
Como você avalia o atendimento da Azul Linhas Aéreas em Rondônia?

* O resultado da enquete não tem caráter científico, é apenas uma pesquisa de opinião pública!

MAIS NOTÍCIAS

Por Editoria

PRIMEIRA PÁGINA

CLASSIFICADOS veja mais

EMPREGOS

PUBLICAÇÕES LEGAIS

DESTAQUES EMPRESARIAIS

EVENTOS