CENÁRIOS: Videogames se tornam importantes ferramentas para o turismo

Os jogos eletrônicos já conseguem reproduzir as sensações de visitar outros países e culturas. Será que vai chegar o dia em que trocaremos o turismo real pelo virtual?

CENÁRIOS: Videogames se tornam importantes ferramentas para o turismo

Foto: Divulgação

Receba todas as notícias gratuitamente no WhatsApp do Rondoniaovivo.com.​

O carro esportivo desliza em velocidade estonteante pelas ruas apinhadas de casinhas coloridas de Guanajuato e, em impossíveis poucos minutos, atinge o Arco do Cabo San Lucas, passando casualmente no caminho pelo Templo de Quechula e as ruínas iluminadas de Teotihuacán, antes de presenciar um alvorecer espetacular diante em um campo repleto de calêndulas mexicanas.
 
Poderia ser um anúncio televisivo de automóvel, mas o parágrafo acima descreve uma jornada típica dentro do game “Forza Horizon 5”. Lançado em novembro de 2021 para os consoles Xbox e PC, o jogo criado pelo estúdio britânico Playground simula uma aventura motorizada que percorre cenários turísticos icônicos do México em versões digitais ultrarrealistas.
 
O foco no realismo gráfico é o padrão dos games de última geração, e também não é novidade para a série de corrida esportiva inaugurada em 2012. Desde então, os títulos “Forza Horizon” criaram interpretações fictícias do Reino Unido, Austrália e de regiões da Itália, França e Estados Unidos. Para reproduzir mais de uma dezena de biomas mexicanos com precisão visual máxima, o estúdio explorou uma técnica chamada fotogrametria, que utiliza imagens fotografadas como base para a análise de métricas, dimensões e a geologia de cenários naturais.
 
“Como é um game de mundo aberto, o país não poderia ser muito grande”, explica Mike Brown, diretor criativo de “Forza Horizon 5”, sobre a escolha do México como o palco das competições automotivas. “Para resultar em um mundo aberto interessante, teria de possuir uma incrível diversidade natural. E o México tem uma área costeira, cidades históricas e modernas, cânions, montanhas, vulcões, desertos e selvas. Além disso, a cultura é conhecida em qualquer lugar do mundo.”
 
A preocupação de “Forza Horizon 5” com a fidelidade aos cenários reais e à essência mexicana não foi mera preocupação estética. Brown ressalta a colaboração com consultores locais e o contato com o Ministério da Cultura do México. “Eles gostaram que este não é um game sobre crime e violência – já que pelo menos 80% dos títulos atuais são sobre atirar em pessoas –, e sim sobre curtir um lindo feriado nesse lindo país.”
Direito ao esquecimento

A política de comentários em notícias do site da Rondoniaovivo.com valoriza os assinantes do jornal, que podem fazer comentários sobre todos os temas em todos os links.

Caso você já seja nosso assinante Clique aqui para fazer o login, para que você possa comentar em qualquer conteúdo. Se ainda não é nosso assinante Clique aqui e faça sua assinatura agora!

Você é a favor do fim da escala 6x1?
Como você avalia o atendimento da Azul Linhas Aéreas em Rondônia?

* O resultado da enquete não tem caráter científico, é apenas uma pesquisa de opinião pública!

MAIS NOTÍCIAS

Por Editoria

PRIMEIRA PÁGINA

CLASSIFICADOS veja mais

EMPREGOS

PUBLICAÇÕES LEGAIS

DESTAQUES EMPRESARIAIS

EVENTOS