INDÍCIOS: Rio Madeira fica abaixo de 7 metros e alerta população de Porto Velho

Pesquisadores do Censipam preveem recorde histórico de seca em Rondônia

INDÍCIOS: Rio Madeira fica abaixo de 7 metros e alerta população de Porto Velho

Foto: Leandro Morais/SMC - Prefeitura de Porto Velho

Receba todas as notícias gratuitamente no WhatsApp do Rondoniaovivo.com.​

O verão amazônico ainda não começou, mas a seca já demonstra que será severa em 2024. Segundo o Centro Gestor e Operacional do Sistema de Proteção da Amazônia (Censipam), a seca deve superar os recordes do ano passado.

 

Conforme o boletim hídrico mais recente do Governo de Rondônia, de 3 a 10 de junho, o Rio Madeira marcava 6,11 metros em Porto Velho. No entanto, nesse mesmo período em 2023, o rio estava 4 metros acima, registrando 9,56 metros.

 

Essa diferença preocupante afeta tanto especialistas quanto aqueles que utilizam o rio para transporte e trabalho.

 

"Isso tem se tornado uma preocupação para todos os navegantes que utilizam a rota do Rio Madeira", afirmou José Francisco Silva, marinheiro de uma embarcação.

 

Além da navegação, o baixo nível do rio prejudica quem utiliza o porto improvisado no Cai N'água, na região central de Porto Velho. Com o Terminal Hidroviário parado há quase um ano, passagens improvisadas tiveram que ser construídas para acessar as embarcações.

 

"Prejudica, porque temos que diminuir a carga, dificultando a descida pelo barranco. Para todos fica difícil", relatou Alberto Ferraz, dono de um barco.

 

Segundo a Companhia de Águas e Esgoto de Rondônia (Caerd), pelo menos 15 mil pessoas foram afetadas pela falta de água na região às margens do Madeira na seca histórica de 2023.

 

Para evitar esse cenário e garantir água potável aos moradores, a Prefeitura de Porto Velho está realizando um estudo para construir novos poços artesianos.

Direito ao esquecimento

A política de comentários em notícias do site da Rondoniaovivo.com valoriza os assinantes do jornal, que podem fazer comentários sobre todos os temas em todos os links.

Caso você já seja nosso assinante Clique aqui para fazer o login, para que você possa comentar em qualquer conteúdo. Se ainda não é nosso assinante Clique aqui e faça sua assinatura agora!

Você é a favor do fim da escala 6x1?
Como você avalia o atendimento da Azul Linhas Aéreas em Rondônia?

* O resultado da enquete não tem caráter científico, é apenas uma pesquisa de opinião pública!

MAIS NOTÍCIAS

Por Editoria

PRIMEIRA PÁGINA

CLASSIFICADOS veja mais

EMPREGOS

PUBLICAÇÕES LEGAIS

DESTAQUES EMPRESARIAIS

EVENTOS