A Comunidade Terapêutica Nova Aliança (Cerna), localizada em Rolim de Moura, na Zona da Mata de Rondônia, acaba de receber um importante reforço para suas atividades: R$ 400 mil em recursos federais destinados pelo senador Confúcio Moura(MDB-RO). O valor já está em conta e será utilizado na aquisição de dois veículos — uma caminhonete e um utilitário — que irão ampliar o alcance e a mobilidade da instituição.
A Cerna é reconhecida nacionalmente pelo trabalho de acolhimento e tratamento de dependentes químicos e seus familiares. É, inclusive, a única entidade da região com contrato federal para atendimento de mulheres em fase de amamentação.
.jpg)
Com mais de 5 mil pessoas acolhidas desde a fundação, a comunidade — mantida pela Igreja Evangélica Avivamento Bíblico — apresenta uma taxa média de 30% de recuperação e 80% de permanência no programa, números expressivos que consolidam seu papel social na reabilitação de vidas.
“A Cerna é uma referência no Norte do Brasil no tratamento de dependência química. Nosso objetivo é ampliar ainda mais esse reconhecimento e estrutura”, destaca o coordenador-geral, pastor e psicólogo João Batista Beraldo.
Mesmo com o destaque conquistado, a entidade ainda depende do apoio de autoridades e da sociedade civil para crescer e alcançar novos patamares. Segundo o pastor João Batista, o senador Confúcio Moura tem sido um parceiro constante dessa caminhada.
“O senador é um elo entre Rondônia e o Governo Federal. Já destinou emenda para instalação de energia solar e, agora, nos contempla com esse recurso fundamental para a compra dos veículos.”
A aquisição dos automóveis vai garantir mais segurança, logística e agilidade nos atendimentos realizados pela comunidade, além de facilitar o transporte de insumos, pacientes e colaboradores — especialmente em uma região de difícil acesso como a Zona da Mata rondoniense.