CHINA: Confúcio Moura faz balanço de agenda com Lula em Xangai

Para o presidente da Comissão de Infraestrutura do Senado, os acordos a serem assinados terão forte impacto na área de atuação do colegiado que preside

CHINA: Confúcio Moura faz balanço de agenda com Lula em Xangai

Foto: Divulgação

Receba todas as notícias gratuitamente no WhatsApp do Rondoniaovivo.com.​

 

O senador Confúcio Moura (MDB-RO), presidente da Comissão de Infraestrutura e Serviços do Senado Federal (CI) em viagem na caravana do presidente Lula a China, disse nesta quinta-feira (13), depois da agenda em Xangai, que o governo brasileiro espera utilizar a oportunidade para aprofundar a cooperação em várias áreas com o país asiático, nosso maior parceiro comercial.
 
 
O senador, que já embarcou com a comitiva presidencial para Pequim, capital da China, informou que em Xangai, ocorreram três agendas importantes; a primeira foi a solenidade de posse da ex-presidente Dilma Rousseff, no Novo Banco de Desenvolvimento (NBD), conhecido como o banco do agrupamento econômico que reúne Brasil, Rússia, Índia, China e África do Sul, ou simplesmente Banco dos BRICS. “O banco nasce forte, com atribuição bem específica: financiar o desenvolvimento dos países membros e daqueles que estejam em desenvolvimento. Haverá oportunidades para todos. A periferia do mundo se prepara para ser protagonista”, disse.
 
 
A segunda agenda foi uma visita ao centro de pesquisa e desenvolvimento da empresa de tecnologia Huawei, multinacional chinesa que é uma das maiores do mundo no ramo de tecnologia e comunicações.  “A Huawei é uma empresa que está no Brasil, tem uma base em Manaus e outra em São Paulo, é uma extraordinária empr esa de tecnologia avançada com vários setores de atividades diferentes, inclusive para a estruturação de cidades inteligentes (educação, saúde, segurança), todo tipo de plataforma para levar a Internet 5G ao mundo. Inclusive, a Huawei é ganhadora de várias concessões no Brasil em 5G e quer expandir suas atividades”, ressaltou o senador.
 
 
De acordo com o parlamentar, o grupo visitou ainda a Suzano, empresa brasileira instalada em Xangai. “É uma empresa tão grande, que eu não esperava fosse assim; eles plantam um 1,2 milhão de eucaliptos por dia. Muito avançada, não só lá, estão em vários países exportando celulose, papel e derivados para todo o mundo. Fomos muito bem recebidos por eles”, explicou.
 
 
Senadores que compõem a comitiva – Irajá (TO), Augusta Brito (CE), Jussara Lima (PI), Presidente Rodrigo Pacheco (MG), Eliziane Gama (MA) e Confúcio Moura (RO).
 
 
Ao finalizar, Confúcio Moura disse que estava se preparando para viajar a Pequim, mas que o primeiro dia na China foi extremante oportuno.  “Foi proveitoso, muitos acordos já estão sendo assinados, os ministros já estão também assinando pactos de cooperação entre vários setores de atividades econômicas. A economia da China passa por Xangai. Em Pequim, a agenda terá caráter mais político, com o ponto alto no encontro dos dois presidentes e suas equipes para concretizar os acordos”, concluiu o senador.
Direito ao esquecimento

A política de comentários em notícias do site da Rondoniaovivo.com valoriza os assinantes do jornal, que podem fazer comentários sobre todos os temas em todos os links.

Caso você já seja nosso assinante Clique aqui para fazer o login, para que você possa comentar em qualquer conteúdo. Se ainda não é nosso assinante Clique aqui e faça sua assinatura agora!

Qual sua opinião sobre o bloqueio de emendas parlamentares?
Você acredita que a gestão Hildon Chaves realmente teve 90% de aprovação?

* O resultado da enquete não tem caráter científico, é apenas uma pesquisa de opinião pública!

MAIS NOTÍCIAS

Por Editoria

PRIMEIRA PÁGINA

CLASSIFICADOS veja mais

EMPREGOS

PUBLICAÇÕES LEGAIS

DESTAQUES EMPRESARIAIS

EVENTOS