O programa Mamãe Cheguei, desenvolvido pelo Governo do Estado de Rondônia em parceria com a prefeitura municipal, deve beneficiar cerca de 300 mães de baixa renda na cidade de Ji-Paraná, neste ano de 2021. O programa já está em sua terceira etapa e conta com recursos de emenda parlamentar do deputado Jhony Paixão no valor de R$ 69 mil.
Na manhã de hoje (01-03), na sede do CRAs Jardim dos Migrantes, o programa realizou a entrega de kits contendo fralda de pano, fraldas descartáveis, Jogo de pagãozinho, macacão manga curta e manga longa, conjunto de camisetas, calça e meia, kit de higiene para o bebê, sapatinho, banheira e bolsa térmica. Além do CRAs Jardim dos Migrantes, estão sendo beneficiadas mães atendidas pelos CRAs Roda Moinho, Morar Melhor e São Francisco.
A solenidade contou com a presença do prefeito municipal Isaú Fonseca (MDB), deputado estadual Jhony Paixão (Republicanos), Secretária Municipal de Assistência Social, Maria da Penha Nardi, do Secretário regional de governo, Everton Esteves e da representante da Secretaria de Assistência Social (Seas), Luzia Rossi.
Conforme o deputado Jhony Paixão, o principal objetivo do Programa Mamãe Cheguei é fortalecer o vínculo familiar entre mães e filhos, através do trabalho voltado ao acompanhamento das famílias por equipes multiprofissionais ligadas às redes de proteção social nos municípios e também contribuir com itens de necessidade básica aos recém-nascidos.
Estão inseridas no programa, gestantes que estejam em situação de vulnerabilidade social e inscritas no CadUnico. Além disso, devem estar sendo acompanhadas pela rede municipal do Sistema Único de Assistência Social (Suas) e estar com o pré-natal em dia.
O prefeito Isaú Fonseca enalteceu a iniciativa do Governo do Estado e do deputado Jhony Paixão e ressaltou a importância de o Poder Público contribuir com as mães, entregando itens que são necessários e extrema importância para primeira fase da vida dessas crianças.