SOLICITADO POR CONFÚCIO: Médicos cubanos são reincorporados ao Programa Mais Médicos

O pedido de reincorporação dos profissionais da saúde ao Programa havia sido solicitado pelo senador Confúcio

SOLICITADO POR CONFÚCIO: Médicos cubanos são reincorporados ao Programa Mais Médicos

Foto: Divulgação

Receba todas as notícias gratuitamente no WhatsApp do Rondoniaovivo.com.​

Com o objetivo de reforçar o atendimento à saúde no Brasil, o Ministério da Saúde atendeu ao pedido do senador Confúcio Moura (MDB/RO), e divulgou, por meio do Diário Oficial da União (DOU), na última sexta-feira (15), a lista dos nomes e respectivos registros profissionais de médicos cubanos reincorporados ao Programa Mais Médicos.
 
O documento assinado pela secretária substituta de Atenção Primária à Saúde, Daniela de Carvalho Ribeiro, outorga com base nos processos administrativos, o registro único para o exercício da medicina, no âmbito do Programa Mais Médicos, aos profissionais cubanos reincorporados em 1ª chamada do Edital nº 9 de 26 de março de 2020.
 
Relembrando que Confúcio Moura foi o relator do Projeto de Lei de Conversão (PLV) 25/2019 da Medida Provisória (MP) 890/2019, que criou o programa “Médicos pelo Brasil”, aprovado pelo Congresso Nacional e sancionado pelo Presidente em dezembro de 2019. No mês de março de 2020 o parlamentar encaminhou um ofício solicitando ao Ministério da Saúde a reincorporação dos cubanos ao Programa Mais Médicos.     
 
No referido ofício, Confúcio Moura ressaltou que já estavam sendo convocados médicos para atuação, o que, naquele momento de crise decorrente da pandemia provocada pela covid-19, era uma atitude salutar e muito acertada, uma vez que a iniciativa promoveria o fortalecimento da atenção primária à saúde e o acesso universal e igualitário da população às ações do Serviço Único de Saúde (SUS).
 
A reincorporação desses médicos estrangeiros ocorrerá por mais dois anos, desde que tenham permanecido no país após o rompimento do acordo entre Cuba e a Organização Pan-Americana da Saúde (OPAS), responsável por sua vinda para o Brasil.
Direito ao esquecimento

A política de comentários em notícias do site da Rondoniaovivo.com valoriza os assinantes do jornal, que podem fazer comentários sobre todos os temas em todos os links.

Caso você já seja nosso assinante Clique aqui para fazer o login, para que você possa comentar em qualquer conteúdo. Se ainda não é nosso assinante Clique aqui e faça sua assinatura agora!

Na sua opinião, qual companhia aérea que atende Rondônia presta o pior serviço?
Você ainda lê jornal impresso?

* O resultado da enquete não tem caráter científico, é apenas uma pesquisa de opinião pública!

MAIS NOTÍCIAS

Por Editoria

PRIMEIRA PÁGINA

CLASSIFICADOS veja mais

EMPREGOS

PUBLICAÇÕES LEGAIS

DESTAQUES EMPRESARIAIS

EVENTOS