O Centro de Inovação para a Educação Brasileira oferece programa de Estratégias de Aprendizagem Remota para secretarias de Educação
Foto: Divulgação
Receba todas as notícias gratuitamente no WhatsApp do Rondoniaovivo.com.
Na última semana, o presidente da Assembleia Legislativa, Laerte Gomes (PSDB) indicou ao Governo de Rondônia, por meio da Secretaria de Estado da Educação (Seduc), a adesão da pasta ao planejamento proposto pelo Centro de Inovação para a Educação Brasileira (CIEB), ao sistema de ensino à distância, como sugere em seu programa, Estratégias de Aprendizagem Remota para Secretarias de Educação.
“A ideia é que possamos fazer, em um curto prazo, frente às dificuldades que o ensino vem sofrendo, causadas pelas edidas de prevenção ao contágio da COVID-19, bem como, a médio e longo prazo, a incorporação deste meio de ensino e aprendizagem como complemento ao ensino tradicional”, explicou o presidente.
O parlamentar destaca que, considerando o que preconiza a Constituição Federal, o Estatuto da Criança e do Adolescente (ECA), dentre outros dispositivos legais, é assegurado o direito à educação mesmo que em períodos de dificuldades em todas as áreas.
“Mesmo em meio a pandemia, garantir o direito à educação é necessário, porém, cabe ao Estado, de alguma forma, assegurar o acesso à educação de maneira geral, mesmo nesse período de vigência do Decreto nº 24.919/2020, que dispõe acerca do estado de calamidade pública declarado pelo Decreto nº 24.887/2020, além de outros que, por ventura, ainda virão”, esclareceu Laerte Gomes.
Em resumo, a propositura do presidente tem por objetivo solicitar que a Seduc inicie o planejamento proposto pelo CIEB quanto ao ensino à distância, para que em um primeiro momento, supram-se as necessidades de ensino em tempos de restrições devido a pandemia.
“Além disso, que seja dado sequência ao planejamento e implantação desse modelo de ensino, pois trata-se de uma tendência”, acrescentou o presidente.
Ao concluiu o parlamentar cita a necessidade de que seja previsto e implantado, nas diretrizes do programa, a capacitação imediata de profissionais da educação com cursos de informática básica, redes sociais, plataformas de Ensino à Distância (EAD), entre outros, “que possibilitem que o professor e demais profissionais da educação possam desempenhar seu trabalho com mais agilidade, qualidade e eficiência”, finalizou o presidente Laerte Gomes.
A política de comentários em notícias do site da Rondoniaovivo.com valoriza os assinantes do jornal, que podem fazer comentários sobre todos os temas em todos os links.
Caso você já seja nosso assinante Clique aqui para fazer o login, para que você possa comentar em qualquer conteúdo. Se ainda não é nosso assinante Clique aqui e faça sua assinatura agora!
* O resultado da enquete não tem caráter científico, é apenas uma pesquisa de opinião pública!