Presidente Laerte Gomes destacou a importância da Ouvidoria no serviço público e reforçou compromisso com a transparência
Foto: Divulgação
Receba todas as notícias gratuitamente no WhatsApp do Rondoniaovivo.com.
O Dia Nacional do Ouvidor, celebrado nesta segunda-feira (16), foi pela primeira vez comemorado em Rondônia, numa solenidade no plenarinho 02 da Assembleia Legislativa, comandada pelo presidente da Casa, Laerte Gomes (PSDB), que destacou a importância da Ouvidoria no serviço público e reafirmou o seu compromisso em promover medidas de austeridade e sempre pautando as ações pela transparência e economicidade.
"A Ouvidoria é uma importante ferramenta de controle e de acesso do cidadão, para sugerir, denunciar e fazer os encaminhamentos. Aqui na Assembleia, a Ouvidoria tem liberdade e autonomia para atuar e isso tem rendido bons frutos, aliado ao nosso modelo de gestão, com apoio dos demais parlamentares, de sempre priorizarmos a transparências nas ações", destacou Laerte.
O presidente aproveitou para reafirmar que "em um ano, economizamos R$ 50 milhões do nosso próprio orçamento, que serão revertidos ao Governo para investir em saúde e em outras áreas. Isso é gestão, é austeridade no trato do recurso público e transparência nas ações", completou.
A chefe da Ouvidoria da Assembleia Legislativa, Andrea Farias Lima, recepcionou a todas as autoridades e convidados, entre eles o superintendente da Controladoria Geral da União (CGU) em Rondônia, Maurício Kurilo; o promotor Héverton Aguiar; Rosângela Castelo, da Casa Civil e representando o Governo, o ouvidor interino do Governo e presidente da Rede de Ouvidorias Públicas, Bosco Cardoso; Valdirene de Oliveira, Ouvidora da Defensoria Pública e vice-presidente da Rede de Ouvidorias, e o defensor público geral Hans Lucas.
Um depoimento em vídeo do ouvidor geral da União, Valmir Dias, foi exibido durante a solenidade, destacando a importância do trabalho das Ouvidorias para o fortalecimento da cidadania.
Placas e certificados
Laerte Gomes e as demais autoridades presentes foram agraciadas com placas e certificados de reconhecimento, pelos relevantes serviços prestados em favor do fortalecimento das Ouvidorias públicas em Rondônia.
"É o reconhecimento, em nome da sociedade, para a atuação desses gestores que contribuíram e contribuem para que a Ouvidoria possa seguir atuando, sendo um canal direto entre o cidadão e o ente público e dando as respostas necessárias aos pleitos da sociedade", acrescentou Andréa Lima.
Cursos
Durante o evento, a Controladoria Geral da União em Rondônia, através do superintendente, Maurício Kurilo, apresentou dois cursos de formação continuada, que serão ministrados nos meses de junho e setembro.
Para o mês de junho está previsto, entre os dias 16 a 18 o curso Defesa do Usuário e Simplificação, que foi desenvolvido com o objetivo de abordar a nova sistemática e os procedimentos para o atendimento aos usuários, trazidos pela Lei Federal 13.460/2017 (Código de Defesa do Usuário de Serviços Públicos), e pelo Decreto 9.094/2017 (Decreto Federal sobre Simplificação), que devem ser seguidos pelas Ouvidorias Públicas e demais setores do Poder Público.
Para o mês de setembro está agendado pela CGU, o curso Tratamento de Denúncias em Ouvidoria, que foi desenvolvido com o objetivo de estimular a construção de competências relacionadas ao recebimento e tratamento das denúncias pelas ouvidorias públicas, contribuindo para a qualificação dos agentes públicas que trabalham no combate à corrupção, bem como para o aprimoramento da Administração Pública.
Acesso
No portal da Assembleia Legislativa (al.ro.leg.br) está disponível o link que acessa à Ouvidoria. Utilizando o mecanismo desenvolvido pela Controladoria Geral da União, é ofertado ao cidadão a possibilidade de apresentar denúncias, elogios, reclamações, sugestões e solicitações.
A política de comentários em notícias do site da Rondoniaovivo.com valoriza os assinantes do jornal, que podem fazer comentários sobre todos os temas em todos os links.
Caso você já seja nosso assinante Clique aqui para fazer o login, para que você possa comentar em qualquer conteúdo. Se ainda não é nosso assinante Clique aqui e faça sua assinatura agora!
* O resultado da enquete não tem caráter científico, é apenas uma pesquisa de opinião pública!