Confira a coluna do Cícero Moura
Foto: Divulgação
Receba todas as notícias gratuitamente no WhatsApp do Rondoniaovivo.com.
COLETA
A “vaquinha” feita pela comunidade do distrito de Extrema de Rondônia para comprar uma mola de ônibus revela que nada está tão ruim no transporte escolar que não pode ficar pior. Crianças não iam para a escola porque o veículo estava parado há 02 semanas sem que a empresa responsável pelo transporte escolar resolvesse o problema. A mola que precisava ser trocada custa 450 reais.
BOA VONTADE
Seu Raimundo doou 20 reais, dona Maria, 10, seu João 15, dona Conceição 05, seu Renato 50 e assim foi até a comunidade conseguir 450. Mas ainda faltava quem fizesse o serviço.
Nessa hora, a comunidade lembrou de Sandoval, um mecânico bem conhecido na região, que foi chamado e se prontificou de ir até a linha rural onde estava o ônibus e fazer o conserto fiado após se comover com o drama das crianças. O trabalho durou a noite toda e Sandoval registrou em vídeo a mão de obra exaustiva para não deixar as crianças sem aula. Nesta quarta-feira (24) o ônibus voltou a circular.
ACERTO
Após o trabalho, a comunidade prometeu procurar a prefeitura para acertar o pagamento do serviço. Se ninguém se manifestar, os moradores da região prometeram ao mecânico uma nova vaquinha para pagar pelo trabalho. Isso realmente, a meu ver, será o “fim do Mundo” se chegar a acontecer. É obrigação da prefeitura resolver a questão com a tal empresa responsável pelo transporte.
OUTRO LADO
A Semed enviou a seguinte nota para a coluna informando as medidas que podem ser adotadas:
A manutenção e, por ventura, algum conserto em veículos contratados pela prefeitura são de inteira responsabilidade da empresa vencedora da Licitação. No contrato existe cláusula especificando sobre o tema. O município não pode fazer esse tipo de serviço em veículo que não seja de sua frota. Em qualquer situação adversa os funcionários devem comunicar a empresa para a devida providência tanto para o conserto quanto para a imediata substituição. Normas previstas no contrato. Quando há desrespeito as essas normas, cabe à Semed notificar e se persistir, multar a empresa.
ATROPELADO NA PISTA
Morreu na noite desta terça-feira, 23, o peão de fazenda identificado como Niedson. A vítima estava internada no Hospital Maria da Glória, no município de Ipixuna, no interior do Amazonas. O rapaz foi atropelado por uma avião de pequeno porte na pista do aeródromo da cidade. Realmente o caso é inusitado mas já aconteceu em outros lugares e, infelizmente, vai continuar acontecendo.
RIMA
Gilberto Scheffer, dono da Rima Táxi Aéreo, me disse que pilotos se depararem com pessoas circulando em pistas de pouso é algo bem comum na Amazônia. De acordo com Gilberto, toda vez que tem voo para Canutama, Sul do Amazonas, por exemplo, os pilotos já são orientados a dar um rasante antes do pouso para alertar a comunidade que um avião vai pousar no local.
FIM DO MONOPÓLIO DE ATRAVESSADORES
Ao anunciar novas medidas regulatórias para o mercado de gás, ontem, no Palácio do Planalto, o diretor-geral da Agência Nacional do Petróleo (ANP), Décio Oddone, informou que a agência também estuda finalmente permitir a venda direta de produtores de combustíveis para postos de gasolina. Hoje qualquer produtor é obrigado a vender seu estoque a uma distribuidora, que funciona na prática como atravessador, o que só faz aumentar os custos para o consumidor final.
APOIO DO GOVERNO
O anúncio foi na cerimônia que contou com a presença do presidente Bolsonaro, do ministro de Minas e Energia e do presidente do Cade. O Cade, órgão que combate cartéis no Brasil, recomendou no ano passado a revogação da resolução da ANP que proíbe a venda direta.
OBRIGAÇÃO
Décio Oddone disse ontem que a ANP é a única agência obrigada a fiscalizar contratos privados; entre os postos e os atravessadores.
SEIS SENADORES
Seis senadores recebem R$ 5,5 mil de auxílio moradia, além do salário de R$ 33,7 mil: Arolde (PSD), Flávio Arns (Rede), Jaques Wagner (PT), Major Olimpio (PSL), Mara Gabrilli (PSDB) e Rodrigo Pacheco (DEM).
PARTIDOS DO CHILE
Após partidos de esquerda no Chile apoiarem a condenação pela ONU da ditadura Nicolás Maduro, na Venezuela, o deputado federal Roberto Freire (Cidadania-SP) indaga: “Será que o PT, PSOL, PCdoB e PDT continuarão apoiando a ditadura venezuelana? Até quando?”
AUMENTAR A BIOMETRIA
Até 2021 a Justiça Eleitoral pretende cadastrar a biometria de eleitores de 1.686 municípios, em 16 estados. Atualmente, são 101.709,041 de cadastrados, diz o Tribunal Superior Eleitoral; quase 70% do eleitorado.
NÃO VAI PASSAR DE 30
A Polícia Militar paulista expulsou três policiais condenados pela chacina de 23 pessoas, em Osasco, em 2015. As penas somadas dos três chegam a 600 anos de cadeia. Mas só podem ficar 30 anos presos.
FALANDO AOS VENTOS
Jair Bolsonaro não só foi à Bahia do petista Rui Costa, com quem trocou farpas por dias, ele também “lançou” o prefeito ACM Neto (Salvador) como possível sucessor ao Planalto. Mas só “lá na frente”. A questão é que em outro momento Bolsonaro também já manifestou apoiar Rodrigo Maia em uma eventual candidatura após o mandato dele. Realmente para alguns política é isso: navegar pra onde o vento empurra.
BASTANTE TRABALHO
A Comissão de Direitos Humanos, presidida por Paulo Paim (PT-RS), é a comissão que mais fez reuniões no Senado este ano: 74, sendo 51 audiências públicas. Quase a metade (25) abordou o tema “previdência e trabalho” e não direitos humanos, como revela o próprio colegiado.
COISA DE FILME
Nicolás Maduro, ditador da Venezuela, apontou a causa do apagão que afetou todo o país: “ataque eletromagnético”, como aqueles de filmes hollywoodianos. Na prática, o apagão derrubou 94% de toda a estrutura de telecomunicações (incluindo a internet), diz a ONG Netblocks.
PRESOS SEM VISITA ÍNTIMA
É o que pensam 74,5%. O resultado foi apresentado ontem pelo Instituto Paraná, logo que computou resultados das pesquisas que fez em todo o País. Apenas 21% aprovam a regalia.
VAI FECHAR A ANVISA
O ministro da Cidadania, o deputado federal gaúcho Osmar Terra, que é médico e foi duas vezes secretário da Saúde do RS, disse que vai acabar com a Anvisa (Agência Nacional de Vigilância Sanitária) caso o órgão aprove regras sobre cultivo de Cannabis no Brasil para produção de medicamentos. Em 11 de junho, a agência aprovou duas propostas para permitir o cultivo da planta, mas o plantio ficou proibido. Segundo o ministro, agora, o presidente da Anvisa, William Dib “está completamente comprometido com a causa da liberação”.
ENFRENTAMENTO
O ministro disse ainda:
“A Anvisa está enfrentando o governo. É um órgão do governo enfrentando o governo. Não tem sentido. E o governo não está se baseando em teorias esdrúxulas, está se baseando em ciência. Em 198 países do mundo é proibido plantar maconha. Todos são malvados ? É a experiência da vida”.
Osmar Terra é contra a liberação da maconha medicinal. Para ele, o ato é um “começo para a legalização” da droga. Deputado licenciado pelo MDB gaúcho, em 2013, Osmar apresentou 1 Projeto de Lei contra as drogas, que, sancionado pelo presidente Jair Bolsonaro, autoriza a internação involuntária de dependentes químicos.
SEM SENTIDO
Ao ver as afirmações de Osmar Terra fico imaginando o que passa na cabeça dele. Ora, a ciência que ele desdenha é a mesma que já possibilitou extraordinários avanços na medicina fazendo com que médicos, como ele, pudessem salvar milhares de vidas.
SERTANEJÃO
Neste sábado (27), a Área de Lazer dos Subtenentes e Sargentos do 5ºBEC promove uma noite sertaneja. No cardápio petiscos, porções, pizzas e cerveja com 10% de desconto. A música ao vivo ficará por conta da dupla Gaby e Gabriela. A área de lazer fica ao lado do batalhão na avenida Rogério Weber. Tá aí uma boa opção para o fim de semana.
QUALIFICAÇÃO
Nesta quinta-feira (25), às 8h, no auditório da Secretaria Estadual de Saúde (Sesau), o Governo de Rondônia realiza a Qualificação dos Profissionais da Atenção Básica do Município de Porto Velho para abordagem e tratamento do tabagismo no Sistema Único de Saúde (SUS). O objetivo da ação é qualificar 100% das equipes de estratégia de Saúde da Família do Município. O Auditório da Sesau fica no Edifício Rio Machado, 4º andar, na Rua Pio XII, 2986, bairro Pedrinhas.
A política de comentários em notícias do site da Rondoniaovivo.com valoriza os assinantes do jornal, que podem fazer comentários sobre todos os temas em todos os links.
Caso você já seja nosso assinante Clique aqui para fazer o login, para que você possa comentar em qualquer conteúdo. Se ainda não é nosso assinante Clique aqui e faça sua assinatura agora!
* O resultado da enquete não tem caráter científico, é apenas uma pesquisa de opinião pública!