Confira a coluna
Foto: Arte/Rondoniaovivo
Receba todas as notícias gratuitamente no WhatsApp do Rondoniaovivo.com.
ANIVERSÁRIO DO DESCASO
O morador do bairro Areal, Fernando Uriona, na rua Guanabara convidou o colunista para as comemorações de aniversário do abandono da rua. Fotos tiradas por moradores mostram uma cratera no meio da via. Somente motos e pedestres conseguem passar em um canto da pista que ainda se mantém inteiro. Segundo Fernando , o problema existe há mais de 3 anos. Ele conta que ainda no governo Mauro Nazif foram levadas manilhas que deveriam ser colocadas no bueiro que passa embaixo da rua. Depois, durante a campanha de Hildon Chaves, o atual prefeito teria ido ao local, conversado com moradores e prometido resolver o problema imediatamente se fosse eleito. Fernando afirma que o prefeito nunca mais apareceu por lá e a preocupação atual é de que novas rachaduras estão aparecendo o que pode também comprometer alguns prédios que se encontram na região.
Quase 400 mil dólares
Nesta sexta-feira (23), às 8h, no Salão Nobre Rosilda Shockness, o Governo de Rondônia irá lançar o seu projeto de Governança Climática, que terá à disposição pelos próximos 18 meses US$ 365 mil para investimentos em diversas áreas.
O projeto de Governança Climática nasceu de uma exigência de política pública sugerida pela Força Tarefa de Governadores para o Clima e Floresta (CGF), uma organização internacional da qual o Estado de Rondônia é signatário, e que trabalha para proteger as florestas tropicais, reduzir as emissões de gases de efeito estufa resultantes do desmatamento e da degradação florestal, e para promover ações concretas para o desenvolvimento de atividades compatíveis com a manutenção das florestas.
SUSPENSÃO
A Semusa recebeu uma notificação do Ministério da Saúde para que até o dia 30 de novembro todos os médicos cooperados (cubanos) deixem seus postos. Em Porto Velho são 13 médicos. Eles trabalham na área rural de Porto Velho em distritos no interior do município e ao longo do rio Madeira. Em três localidades os médicos já deixaram o trabalho. São as comunidades de Novo Engenho, Aliança e União Bandeirantes. Os outros dez médicos devem deixar o trabalho nos próximos dias.
A Semusa informa que nesses locais o atendimento vai ser mantido pelas equipes multidisciplinares da Saúde da Família. Cada médico faz, em média, de 30 a 40 atendimentos por dia. Em Porto Velho cerca de 400 atendimentos vão deixar de ser feitos por dia. Os atendimentos serão suspensos até a chegada de novos médicos.
A administração municipal tem do dia 03 ao dia 07 de dezembro para receber os novos médicos. A prefeitura também informou que o Ministério da Saúde vai determinar a locação e o número desses profissionais. Toda essa operaçao é responsabilidade do Ministério da Saúde.
ESFOLADO VIVO
Conforme antecipado ontem (21) pela coluna, imagens feitas por bolivianos mostram a covardia durante o assassinato de um brasileiro na Bolívia. A vítima foi identificada como sendo Vinicius Chagas Maciel,32 anos. O crime aconteceu na cidade de San Julian, situada a 150 quilômetros a noroeste de Santa Cruz de La Sierra.
Estudantes assustados com tratamento recebido por brasileiros estão enviando vídeos que mostram a preocupação e desespero.
O Delegado de Polícia de San Julian que disse nada pode ser feito no caso, pois havia a possibilidade de represálias contra seu efetivo.
Maciel saiu do Amapá faz sete meses e era ajudante de mecânico, separado e tinha uma filha. Trabalhava na Bolívia na intenção de cursar Medicina, mas após tentar efetuar uma cobrança dos sapatos que vendia, acabou sendo acusado de portar uma arma, o que ele contestou até o fim e o final foi trágico.
Documentos obtidos pelo Rondoniaaovivo revelam que Vinicius Chagas Maciel não tinha antecedentes criminais.
PRAZO FINAL
Termina hoje na capital a chamada escolar municipal. São sessenta e uma escolas que participam do processo.
O secretário de educação da capital informou que alunos que já estudam em escolas municipais não precisam participar da chamada, pois as matrículas serão feitas automaticamente, ou seja essa chamada são para novos alunos que pretendem ingressar no ano que vem, na rede municipal de ensino.
As inscrições que terminam hoje podem ser feitas através do site da prefeitura: www.portovelho.ro.gov.br
SEM VAGA
Faltou espaço na avenida Carlos Gomes ontem a noite entre a Marechal Deodoro e a Tenreiro Aranha. Centenas de pessoas "invadiram " uma loja de departamentos na região central da cidade em busca de boas ofertas. Foi um programa diferente para a madrugada desta sexta-feira.
Foto: Audeir Oliveira
Foto: Audeir Oliveira
Mande suas sugestões de pauta, fotos, denúncias ou reclamações para espacoaberto@rondoniaaovivo.com
* O resultado da enquete não tem caráter científico, é apenas uma pesquisa de opinião pública!