Leia abaixo
Foto: Divulgação
Receba todas as notícias gratuitamente no WhatsApp do Rondoniaovivo.com.
ROUBO A BANCO
Há um bom tempo não se ouve falar de roubos a banco na capital. Méritos para o delegado José Marcos, chefe da delegacia de patrimônio, e sua equipe. Após um trabalho de quase 2 meses de vigilância ininterrupta a polícia identificou e prendeu uma quadrilha com origem em Manaus (AM) que atuava no estado de Rondônia.
NADA DE UNIFICAÇÃO
Uma fonte repassa para coluna a intenção do governador eleito Marcos Rocha em tornar independente as policiais civil e militar. Pela proposta não haveria uma secretaria de segurança e sim um comando específico para cada polícia. A proposta é muito bem vista por setores mais conservadores já que coronéis não se sentem confortáveis sendo subordinados a delegados e vice-versa.
DIVERGÊNCIAS
A nomeação política para o cargo de superintendente da PRF no estado causou descontentamento e uma briga interna grande mas que por questões óbvias ninguém nunca quis se manifestar publicamente. Para 2019, policiais rodoviários federais de Rondônia esperam a nomeação de um servidor operacional com uma boa experiência em serviços prestados já que, por enquanto, não há nenhuma raposa velha na política com acesso livre ao presidente eleito Bolsonaro que poderia “pedir o cargo”.
NOVA MISSÃO
Depois de um período de 4 anos na delegacia de homicídios o delegado Francisco Borges foi transferido para o GAECO, no Ministério Público de Rondônia. A nomeação ocorreu como uma espécie de promoção para o delegado Francisco já que o GAECO é uma delegacia especializada de combate ao crime organizado. No lugar de Francisco na Homicídios assumiu o delegado Vinicius Lucena.
ABSURDO
Rondônia tem uma frota veicular superior a 900 mil veículos sendo que mais de 400 mil estão em situação irregular, com IPVA atrasado, o que representa uma ausência de receita em torno de 110 milhões de reais por ano. O imposto representa 7% do que o Estado arrecada, cerca de 280 milhões de reais. No caso de motos em situação irregular os dados do DETRAN apontam 61 mil veículos na capital e 270 mil no estado. Em outras 5 cidades do estado como, por exemplo, Machadinho do Oeste e Guajará Mirim, a inadimplência é ainda maior. Há 15 dias Paulo Mota, que havia acabado de assumir o cargo de presidente do DETRAN/RO, confirmou os dados e informou ao colunista que iria fazer uma parceria com a PM para intensificar a fiscalização. Até agora o comando da PM desconhece a solicitação.
JUSTIÇA
Foi preciso a justiça intervir em Ji-Paraná para que 36 alunos da rede pública municipal não fossem prejudicados perdendo o ano letivo. Através de uma ação do MP um aluno pedia transporte escolar já que não havia vaga para o colégio próximo de casa e a família não tinha dinheiro para custear o transporte até outra escola. Por unanimidade, os desembargadores da 2º Câmara Especial do Tribunal de Justiça de Rondônia garantiram o transporte ao requerente e estenderam o benefício a outros 35 estudantes que se encontravam na mesma condição.
CORONEL FICA
A Polícia Militar de Rondônia vai permanecer com o comandante atual, coronel Ronaldo Flores. Uma fonte da coluna disse que o governador eleito, Marcos Rocha, já teria relatado em conversas a competência e seriedade com que o coronel Ronaldo lidera a PM. Como os dois são amigos e oficiais de carreira a sintonia será afinada. Parabéns a Marcos Rocha pela escolha. Coronel Ronaldo é ponderado e solícito quando procurado pela imprensa.
CURSO
Começa amanhã e vai até a próxima sexta-feira um curso de armamento leve ( Fuzil e Pistola ) para policiais militares de Rondônia. 20 policiais de várias cidades do estado foram selecionados. Segundo o coronel de exército Cezar Gomes, da 17ª Base Logística da Capital, o objetivo do curso é transmitir conhecimentos e práticas de manutenção que permitem aumento da vida útil das armas. O curso também ajuda a aumentar a capacidade operacional nas ações de segurança pública.
DIA DA BANDEIRA
No dia 19 de novembro, comemora-se o Dia da Bandeira. Hoje pela manhã, a 17ª Brigada de Infantaria de Selva (17ª Bda Inf Sl) realizará uma formatura alusiva a esse símbolo nacional, com incineração de bandeiras inservíveis e entrega de novas Bandeiras Nacionais a escolas municipais e estaduais apadrinhas pela Brigada Príncipe da Beira. A cerimônia acontece no Comando da 17ª Bda Inf Sl, rua Duque de Caxias, 935. Data: 19 de novembro de 2018, às 11:30 h. O evento é aberto ao público.
DESCASO
No último ano da gestão Mauro Nazif na prefeitura o vereador, agora deputado eleito, Jair Montes, apresentou a Nazif uma empresa especializada em recuperação de recursos que mostrou ao então prefeito que Porto Velho tinha direito a alguns milhões de reais pagos a mais em energia elétrica. Nazif ficou encantado com a possibilidade de resgatar o valor para os cofres públicos e determinou que Endur e Semfaz providenciassem o trâmite legal para reaver o dinheiro. Picuinhas e interesses pessoais barraram a iniciativa que acabou ficando só no papel. Jair Montes diz que agora na condição de deputado estadual eleito vai conversar mais uma vez com quem é de direito para tentar reaver o dinheiro.
REVITALIZAÇÃO
Tiago Tezari , titular da EMDUR, informa ao colunista que no bairro Cascalheira a Empresa Municipal de Iluminação Pública já recuperou quase 200 pontos de luz que estavam no escuro. Bom para a população que normalmente não sabe onde vai parar o dinheiro dos impostos. Aliás, Tezari parece ser um dos poucos gestores municipais que costumam repassar as ações realizadas junto ao poder público.
Mande suas denúncias, pautas, fotos e sugestões para a coluna. Nosso e-mail é
espacoaberto@rondoniaaovivo.com
* O resultado da enquete não tem caráter científico, é apenas uma pesquisa de opinião pública!