Convênio poderá garantir revitalização da EFMM

“Não deve haver politicagem e nem exibicionismo, o principal beneficiado deve ser a EFMM e a população de Porto Velho”, afirmou Palitot

Convênio poderá garantir revitalização da EFMM

Foto: Divulgação

Receba todas as notícias gratuitamente no WhatsApp do Rondoniaovivo.com.​

O vereador Professor Aleks Palitot intermediou na tarde desta quarta-feira (29) uma reunião para proposta de parceria entre a 17ª Brigada de Infantaria de Selva, a Fundação Cultural de Porto Velho (Funcultural) e a Associação dos Ferroviários da Estrada de Ferro Madeira Mamoré (ASFEMM) para limpeza e manutenção do pátio e revitalização dos trilhos existentes no complexo turístico da Praça.

De acordo com o vereador, durante as comemorações do aniversário da cidade em 2016 ficou muito clara a percepção do quanto a população portovelhense gosta e se identifica com o espaço. “Foram mais de 40 mil pessoas presentes ao evento, segundo dados do Corpo de Bombeiros e hoje temos instituições e pessoas comprometidas, querendo trabalhar pela revitalização de nosso patrimônio”, assegurou Palitot.

Segundo o vereador, o exército sempre esteve presente na história da EFMM e agora com a proposta de tornar o local mais convidativo para a população, nada mais coerente do que trazer para perto quem também é parte desse processo.

LEGADO

Além de Rondon ser um herói nacional ele é um herói para o exército e o estado recebeu esse nome para homenageá-lo, o único que homenageia um militar. Temos ainda o memorial Jorge Teixeira que era outro militar, através disso vemos o exército presente na história do Estado. No que nos compete faremos essa parceria”, declarou o Comandante, General Leal.

“Desde sua posse até o momento o prefeito Hildon Chaves vem se mostrando sensível ao nosso maior patrimônio que é a EFMM. Estamos trabalhando pela sua restauração e o projeto deverá ser apresentado nos próximos dias, sendo aprovado será assinada já a ordem de serviço e em janeiro iniciaremos as obras”, afirmou o Presidente da Funcultural Antônio Ocampo.

Com 64 anos dedicados a Madeira Mamoré, José Bispo, ex-ferroviário, conta do zelo que sente pelo Estrada de Ferro. “Meu propósito e ver a locomotiva funcionar daqui a Santo Antônio. Já falei para o secretário, já falei para o prefeito e agora falo pro senhor. Nós estamos trabalhando para arrumar primeiro até o quilometro um, já restauramos a litorina, a caramazon, os velocípedes e restaurando os trilhos da parte dois do complexo poderemos oferecer mais atrativos pra população”, Conta o presidente da Associação dos Ferroviários que estava acompanhado de seu Moises, um dos maquinistas.

Será realizado a vistoria do local para a limpeza do pátio dois do complexo turístico da Estrada de Ferro Madeira Mamoré. Uma reunião com representantes do Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional (Iphan) será agendada pelo vereador e tendo os órgãos responsáveis consentido terá início a limpeza da área que ainda abriga resquícios da cheia de 2014.

Direito ao esquecimento

A política de comentários em notícias do site da Rondoniaovivo.com valoriza os assinantes do jornal, que podem fazer comentários sobre todos os temas em todos os links.

Caso você já seja nosso assinante Clique aqui para fazer o login, para que você possa comentar em qualquer conteúdo. Se ainda não é nosso assinante Clique aqui e faça sua assinatura agora!

Na sua opinião, qual companhia aérea que atende Rondônia presta o pior serviço?
Você ainda lê jornal impresso?

* O resultado da enquete não tem caráter científico, é apenas uma pesquisa de opinião pública!

MAIS NOTÍCIAS

Por Editoria

PRIMEIRA PÁGINA

CLASSIFICADOS veja mais

EMPREGOS

PUBLICAÇÕES LEGAIS

DESTAQUES EMPRESARIAIS

EVENTOS