CACAU – Vale a pena plantar - Por Confúcio Moura

CACAU – Vale a pena plantar - Por Confúcio Moura

CACAU – Vale a pena plantar - Por Confúcio Moura

Foto: Divulgação

Receba todas as notícias gratuitamente no WhatsApp do Rondoniaovivo.com.​

Tive em Milão (Itália) ano passado, durante EXPO -MILÂO 2015.  Vi o mundo inteiro ali. Prestei atenção nos países produtores de comida. E destaquei vários países africanos, que se especializaram na produção de cacau. E estão bem. Orgulhosos e vendendo cada vez mais para os países industrializados. Todo mundo gosta de chocolate e de uma variedade imensa de produtos derivados dele. Você precisa ver nas instalações de Costa do Marfin e Gana como estavam bonitas e as pessoas que trabalhavam no evento, extremamente satisfeitas com seus países e com o cacau. 

Rondônia tem a origem, como Estado, a partir da década de 70, fincada na reforma agrária e no cacau. Por isto temos cidades com nomes vindos do cacaueiro: CACAULÂNDIA, THEOBROMA. Na região de Ariquemes, Jaru, Ouro Preto, os cacauis foram a base inspiradora da criação do nosso Estado. E com o tempo e pela doença, as roças de cacau foram transformadas em pastagens. E naquela época, os produtores plantavam milhares de pés de cacau em suas lavouras. A doença veio, a “vassoura de bruxa” e desanimou o pessoal. 

Agora, dá para plantar de novo. A pesquisa avançou. Ainda não se tem a cura da doença. Mas, tem-se o controle dela. O mundo quer cacau, cada vez mais, para produzir chocolate. E Rondônia deve voltar no tempo e em boa hora, recomeçar, plantando 1 (um) hectare, dois, três, quatro ou cinco. Bem cuidados. Um pé de cacau pode durar, se bem cuidado, 30 anos.

Uma árvore de cacau é como um filho, tem que se cuidar com carinho e amor. Dando a ele o que há de melhor, em adubos, água e tratos culturais. A CEPLAC está aí, com muita experiência. E agora, eu coloco o Governo do Estado a disposição da CEPLC para uma parceria verdadeira, para retomarmos, em boa hora, a produção de um alimento tão querido e desejado como o chocolate (ovos de páscoa) e tudo mais. A vocação do nosso Estado é a produção de alimentos. Avante! bravos rondonienses. 

 

Direito ao esquecimento

A política de comentários em notícias do site da Rondoniaovivo.com valoriza os assinantes do jornal, que podem fazer comentários sobre todos os temas em todos os links.

Caso você já seja nosso assinante Clique aqui para fazer o login, para que você possa comentar em qualquer conteúdo. Se ainda não é nosso assinante Clique aqui e faça sua assinatura agora!

Na sua opinião, qual companhia aérea que atende Rondônia presta o pior serviço?
Você ainda lê jornal impresso?

* O resultado da enquete não tem caráter científico, é apenas uma pesquisa de opinião pública!

MAIS NOTÍCIAS

Por Editoria

PRIMEIRA PÁGINA

CLASSIFICADOS veja mais

EMPREGOS

PUBLICAÇÕES LEGAIS

DESTAQUES EMPRESARIAIS

EVENTOS