Avanço da piscicultura é debatido na Assembleia Legislativa
Foto: Divulgação
Receba todas as notícias gratuitamente no WhatsApp do Rondoniaovivo.com.
O Deputado Estadual Edson Martins (PMDB), 1º Vice-presidente da Assembleia Legislativa de Rondônia, convida a população em geral e principalmente as famílias de agricultores para participarem da audiência pública para debater o atual cenário da piscicultura no Estado. O evento será realizado nesta quinta-feira dia 8 às 15 horas, no plenário da Casa de Leis em Porto Velho. Todos os setores ligados e envolvidos na atividade pesqueira do Estado estão convidados para o debate, além de parlamentares, lideranças políticas e comunitárias.
No evento, o deputado Edson Martins pretende ouvir lideranças, empresários e autoridades ligadas ao setor sobre as dificuldades e apontar soluções para o custeio da criação de peixes. “Temos que aproveitar lagos natural e artificial, formado por usinas e pequenas centrais hidrelétricas para formação de tanque rede, junto com famílias que vivem na região, criando alternativa de sustento e renda para essas comunidades”, destacou.
A Superintendente do Ministério da Pesca e Aquicultura em Rondônia, Ilce Oliveira, já confirmou presença na audiência pública. Na oportunidade Ilce Oliveira deve explicar a diferença do tanque rede para o viveiro escavado e defender a implantação de mais tanques rede nas comunidades às margens dos lagos, como forma de alternativa eficaz para produção comercial de peixe em comunidades isoladas ou distantes.
Edson Martins explicou ainda que a data escolhida para a audiência pública coincide com a programação do Mês do Peixe, com atividades organizadas pelo Ministério da Pesca e Aquicultura em todo o país.
O deputado Edson Martins também defende a venda de ração de peixe em quantidades menores para o pequeno produtor, facilitando assim o manejo do produto.Destacou ainda que o governo do Estado, através da Emater, deve continuar incentivando e capacitando os produtores com assistência técnica voltada para a criação de peixe em tanque rede.
* O resultado da enquete não tem caráter científico, é apenas uma pesquisa de opinião pública!