Ezequiel Junior propõe a instituição da liberdade religiosa da Hoasca

Ezequiel Junior propõe a instituição da liberdade religiosa da Hoasca

Ezequiel Junior propõe a instituição da liberdade religiosa da Hoasca

Foto: Divulgação

Receba todas as notícias gratuitamente no WhatsApp do Rondoniaovivo.com.​

Proposta foi lida em Plenário e encaminhado às comissões técnicas para análise e parecer

O deputado Ezequiel Junior (PSDC) apresentou projeto de lei com a finalidade de instituir a liberdade religiosa da Hoasca

no Estado de Rondônia e dá outras providências. A proposição foi lida em plenário e encaminhada para análise das comissões técnicas da Assembleia Legislativa.

Conforme dispõe o projeto de lei, o Estado de Rondônia reconhece como sacramento religioso inerente ao ritual da Hoasca (Ayahuasca) as atividades de extração, coleta, e transporte do cipó Banisteriospsis caapi e da folha Psychotria viridis, necessárias à realização da liturgia das entidades usuárias e patrimônio cultural o uso litúrgico respectivo.

Para Ezequiel, a apresentação desta peça, certamente, colocará a Assembleia Legislativa, junto com outras instituições, na vanguarda do respeito à liberdade de culto e religião, assim como “o reconhecimento de patrimônio cultural, conquistas que se destinam à celebração da paz e da solidariedade no seio de uma sociedade que se quer, cada vez mais, justa, e fraterna”.

Em outro ponto do projeto de lei, há citação de que a garantia da proposição se harmoniza com o disposto da lei nº 12.651, de 25 de maio de 2012, em especial quanto à colheita de produtos não madeireiros na floresta, reconhecendo como ancestral a sustentabilidade do uso da Hoasca (Ayahuasca) e prática que se dedica à preservação das espécies florestais Banisteriospsis caapi e Psychotria.

O projeto de lei objetiva buscar soluções, afirmou Ezequiel, visando promover o respeito aos diversos credos religiosos, que há de ser o objetivo maior daqueles que defendem a verdadeira democracia, contribuindo à convivência pacífica das diferentes religiões e mantendo-se o Estado laico para dirimir, de forma imparcial, todas as questões que forem pertinentes à matéria.

“Além disso, preservar o valioso patrimônio cultural que se constituem as religiões que tem a Hoasca como sacramento litúrgico”, completou o deputado Ezequiel Júnior, acreditando na aprovação de sua propositura legislativa.

Direito ao esquecimento

A política de comentários em notícias do site da Rondoniaovivo.com valoriza os assinantes do jornal, que podem fazer comentários sobre todos os temas em todos os links.

Caso você já seja nosso assinante Clique aqui para fazer o login, para que você possa comentar em qualquer conteúdo. Se ainda não é nosso assinante Clique aqui e faça sua assinatura agora!

Na sua opinião, qual companhia aérea que atende Rondônia presta o pior serviço?
Você ainda lê jornal impresso?

* O resultado da enquete não tem caráter científico, é apenas uma pesquisa de opinião pública!

MAIS NOTÍCIAS

Por Editoria

PRIMEIRA PÁGINA

CLASSIFICADOS veja mais

EMPREGOS

PUBLICAÇÕES LEGAIS

DESTAQUES EMPRESARIAIS

EVENTOS