Deputado apresenta projeto que isenta taxa de documentos furtados
Foto: Divulgação
Receba todas as notícias gratuitamente no WhatsApp do Rondoniaovivo.com.
"DEPUTADO LÉO MORAES APRESENTA PROJETO DE LEI QUE GARANTE ISENTA DO PAGAMENTO DE TAXA DE 2ª DE DOCUMENTOS FURTADOS OU ROUBADOS EM DECORRÊNCIA DE ALFABETIZAÇÃO E PARA AQUELES QUE APRESENTAREM DOCUMENTO DE CADASTRO EM PROGRAMA DO GOVERNO FEDERAL"
Em sua justificativa o deputado faz lembrar que é dever do Estado, conforme o Art. 143, inciso I,II,III da Constituição do Estado, garantir a segurança pública, com a finalidade de proteger o cidadão, a sociedade e os bens públicos e particulares, coibindo os ilícitos penais e as infrações administrativas.
Não resta a menor duvida de que um cidadão pobre e trabalhador, quando tem seus documentos furtados, roubados em decorrência da alfabetização, ou por ser hipossuficiente, terá enormes dificuldades para tirar a 2ª via. Alias, mesmo para um cidadão abastado já é extremamente desagradável perder seu tempo com a necessária burocracia, porem requerida para retirar seus documentos, considerando ainda o elevado custo.
O Deputado faz lembra também que para já trabalhador tirar a segunda via do documento, se ele for trabalhador, vai ter que se ausentar do serviço e perder um dia de trabalho, o documento necessita de foto, que já é um outro custo e ainda tem o trauma de ter sido furtado, enfim.
Se o trabalhador estiver desempregado, sem os documentos não conseguirá um novo emprego e isso agrava ainda mais a situação social do cidadão.
O Projeto de Lei já foi protocolado na secretaria legislativa e aguarda o parecer da CCJ para ir a votação.
* O resultado da enquete não tem caráter científico, é apenas uma pesquisa de opinião pública!