Veto à vista – Por Valdemir Caldas

O projeto é de autoria do vereador Márcio Pacele (PSB). Ele disse que teve a ideia depois que tentou, sem sucesso, sacar setenta e três reais de sua conta num caixa eletrônico. Houve quem não resistisse e caísse na gargalhada.

Veto à vista – Por  Valdemir Caldas

Foto: Divulgação

Receba todas as notícias gratuitamente no WhatsApp do Rondoniaovivo.com.​

Um projeto de lei, aprovado pelo plenário da Câmara Municipal de Porto Velho, na sessão de terça-feira (11), obriga as agências bancárias a disponibilizarem cédulas de todos os valores nos caixas eletrônicos. Pela proposta, os bancos têm seis meses de prazo para se adaptarem, sob pena de multa.

O projeto é de autoria do vereador Márcio Pacele (PSB). Ele disse que teve a ideia depois que tentou, sem sucesso, sacar setenta e três reais de sua conta num caixa eletrônico. Houve quem não resistisse e caísse na gargalhada.

Daqui a pouco, “vão querer que os bancos abasteçam os caixas eletrônicos com moedas de um real, cinquenta, vinte e cinco, dez e cinco centavos”, ironizou um colega de Pacele.

Um representante da Federação Brasileira de Bancos (FEBRABAN) teria indo à Câmara pegar uma cópia do projeto de Pacele, provavelmente para derrubá-lo na Justiça, caso o prefeito Mauro Nazif (PSB) resolva transformá-lo em lei.

E motivo há. Apesar de ser competência do município de Porto Velho promover tudo quanto diga respeito ao seu particular interesse e ao bem-estar de sua população, como manda a Lei Orgânica Municipal, não lhe cabe ditar regras às instituições bancárias e financeiras.

A tarefa de fiscalizar e controlar o sistema bancário e financeiro é de responsabilidade do Banco Central do Brasil, podendo, inclusive, aplicar, quando for o caso, as penalidades administrativas previstas.

O prefeito Nazif se tem notabilizado muito mais pela sanha de vetar tudo que a Câmara aprova do que mesmo pela capacidade de resolver os problemas que afligem à população do município. 

Por isso, o projeto de Pacele será mais um a ser vetado por Nazif. Só que, dessa vez, ele tem motivos de sombra para fazê-lo.

Direito ao esquecimento

A política de comentários em notícias do site da Rondoniaovivo.com valoriza os assinantes do jornal, que podem fazer comentários sobre todos os temas em todos os links.

Caso você já seja nosso assinante Clique aqui para fazer o login, para que você possa comentar em qualquer conteúdo. Se ainda não é nosso assinante Clique aqui e faça sua assinatura agora!

Na sua opinião, qual companhia aérea que atende Rondônia presta o pior serviço?
Você ainda lê jornal impresso?

* O resultado da enquete não tem caráter científico, é apenas uma pesquisa de opinião pública!

MAIS NOTÍCIAS

Por Editoria

PRIMEIRA PÁGINA

CLASSIFICADOS veja mais

EMPREGOS

PUBLICAÇÕES LEGAIS

DESTAQUES EMPRESARIAIS

EVENTOS