TRANSPOSIÇÃO - Amir Lando diz que bancada federal deve continuar cobrando parecer da AGU

TRANSPOSIÇÃO - Amir Lando diz que bancada federal deve continuar cobrando parecer da AGU

TRANSPOSIÇÃO - Amir Lando diz que bancada federal deve continuar cobrando parecer da AGU

Foto: Divulgação

Receba todas as notícias gratuitamente no WhatsApp do Rondoniaovivo.com.​

O deputado federal Amir Lando (PMDB-RO) em entrevista a emissoras de rádio pelo interior do estado disse que os sindicalistas não precisarão se dar ao trabalho de buscar seus direitos na justiça, porque a Advocacia Geral da União (AGU) tem a obrigação de emitir parecer técnico normativo vinculante sobre os servidores estaduais que serão transpostos aos quadros da União. Para ele, o parecer terá que ter fundamentação na EC 60, norma autoaplicável e não poderá ser contrário aos interesses dos servidores porque como interpretação jurídica não poderá haver impedimento para que a transposição aconteça aos demitidos no governo José Bianco. Com esse parecer, cerca de 10 mil servidores serão transpostos imediatamente.

Amir disse que em conversa com o coordenador da bancada federal, deputado Nilton Capixaba, solicitou que nenhum expediente fosse direcionado ao Palácio do Planalto ou aos sindicatos contendo a desistência pela luta dos parlamentares, porque “essa é uma batalha que envolve todos os segmentos da sociedade rondoniense e jamais poderíamos ficar de fora”, frisou.

Amir Lando na última audiência com o Secretário de Relações do Trabalho do Ministério do Planejamento, Sérgio Mendonça, disse que os servidores estaduais demitidos no ano de 2.000 de forma injusta e covarde, não podem ser punidos novamente pelo atual governo, até porque o STJ reconheceu essa ilegalidade e reintegrou todos eles. “Não há que se falar em interrupção contratual, uma vez que no período exigido para a transposição, (1981-1987) todos estavam trabalhando”, disse.

Amir Lando foi enfático em dizer que a bancada vai cobrar cada vez mais do governo federal que tome uma decisão rápida e eficaz na questão dos servidores demitidos e que esse parecer seja prioridade número um na AGU, porque o povo do Estado de Rondônia não pode ser enganado e não quer mais esperar. O parlamentar pretende usar a tribuna da Câmara dos Deputados para denunciar o atraso na emissão do parecer, até que ele seja entregue aos técnicos que compõem a Comissão Interministerial da Transposição em Brasília.

Direito ao esquecimento

A política de comentários em notícias do site da Rondoniaovivo.com valoriza os assinantes do jornal, que podem fazer comentários sobre todos os temas em todos os links.

Caso você já seja nosso assinante Clique aqui para fazer o login, para que você possa comentar em qualquer conteúdo. Se ainda não é nosso assinante Clique aqui e faça sua assinatura agora!

Na sua opinião, qual companhia aérea que atende Rondônia presta o pior serviço?
Você ainda lê jornal impresso?

* O resultado da enquete não tem caráter científico, é apenas uma pesquisa de opinião pública!

MAIS NOTÍCIAS

Por Editoria

PRIMEIRA PÁGINA

CLASSIFICADOS veja mais

EMPREGOS

PUBLICAÇÕES LEGAIS

DESTAQUES EMPRESARIAIS

EVENTOS