Brasília – Em audiência com o vice-presidente da República, Michel Temer, nessa quarta-feira (28), no anexo II, do Palácio do Planalto, o governador Confúcio Moura solicitou apoio para que ele interceda junto Conselho de Segurança Nacional, na intenção de dar celeridade aos processos de assentamento no estado de Rondônia localizado na faixa de Fronteira.
O governador Confúcio Moura explicou ao vice-presidente que Rondônia possui aproximadamente 20 municípios inseridos nessa área, e isso tem dificultado o processo de titulação pelo Programa Terra Legal no estado.
“Eu disse ao Michel Temer para ele intermediar uma facilitação para que a gente possa regularizar todas as terras urbanas e rurais dos municípios rondonienses que se localizam na faixa de fronteira com a Bolívia”, disse Confúcio. Para ele, essa medida irá aumentar a capacidade de renda dos sitiantes com os assentamentos rurais legalizados e dirimir os conflitos existentes nessas regiões.
O vice-presidente atualmente coordena todas as políticas de defesa nacional, disse que irá convocar o Conselho de Segurança Nacional para encontrar um meio moderno de alta tecnologia para que o governo, por senha, possa ter acesso a todas as glebas da região.
Outro assunto da pauta da audiência foi a educação, mais precisamente o ensino médio presencial. O governador disse que a ideia é levar aulas à distância, principalmente nas áreas de difícil acesso. “Com isso, a gente espera fazer a mediação presencial utilizando a tecnologia moderna”, pontuou.
A superintendente de integração do Estado de Rondônia, em Brasília, Elizete Lionel, também participou da reunião.