Após a homologação dos registros de candidatura pelo TRE (Tribunal Regional Eleitoral) de Rondônia, foi possível realizar um levantamento dos números dessa corrida eleitoral que já conta com todos os ingredientes necessários para ser uma das mais disputadas da historia.
Em todo o estado são 148 candidatos as cadeiras de prefeitos e 4465 pretendentes a uma cadeira nas câmaras municipais do estado de Rondônia.
Homens ainda são maioria
Mesmo com o vertiginoso crescimento da atuação feminina na política em todo o Brasil, em Rondônia esse crescimento ainda é tímido. O numero de homens que almejam alguma prefeitura no estado é de 130 para apenas 18 candidatas.
Para o exercício da vereança são 1.263 mulheres candidatas contra 3.202 homens que disputarão as eleições municipais em Rondônia.
Vale lembrar que das 18 mulheres candidatas a prefeitura em Rondônia, duas são da capital, Porto Velho.
Faixa etária e naturalidade
Dois candidatos apresentam os extremos da faixa etária dos candidatos a representantes públicos em Rondônia. No município de Rio Crespo, região da Grande Ariquemes, o candidato a vereador pelo PV (Partido Verde), Jurandir Soares da Silva, com 93 anos de idade é o mais velho candidato registrado em Rondônia.
No contraponto está Ana Paula Gusmão Ribeiro, candidata a vereadora pelo PSB (Partido Socialista Brasileiro) que com seus 17 anos de idade disputa uma cadeira na câmara de vereadores do município de Rolim de Moura.
Uma curiosidade para os candidatos e eleitores supersticiosos é que no dia da votação do primeiro turno, marcada para 07 de outubro de 2012, dezessete candidatos realizam aniversário.
Entre os nativos de Rondônia e candidatos com outra naturalidade, por muito pouco o numero de candidatos nascidos no estado do Paraná não ultrapassam os rondonienses.
São 1.114 candidatos genuinamente rondonienses contra 1.038 candidatos nascidos no estado do Paraná. Em terceiro lugar ficam os mineiros, são 516 que concorrem a uma vaga política em Rondônia, seguidos pelos capixabas, 390 candidatos, e pelos paulistas 243 pleiteantes.
Nas eleições 2012 em Rondônia, não foi registrado nenhum candidato que tenha nascido nos estados do Amapá e Roraima.
As eleições rondonienses também contam com dois candidatos internacionais. Em Cacoal, o Padre e Deputado Federal, Franco, é nascido na Itália e candidato à prefeitura pelo PT (Partido dos Trabalhadores). Em Cujubim, o boliviano Serafin Cruz Parihuancollo, é candidato a vereador pelo PRB.
Tanto para os cargos de prefeito e vereador, o PMDB (Partido do Movimento Democrático Brasileiro) segue uma tendência nacional e lidera o numero de candidatos em todo o estado.
São 28 candidatos a prefeitos e 460 a vereadores, acompanhando o PMDB o PT vem na segunda posição em números de candidatos em Rondônia, 21 candidatos a prefeitos e 448 a vereadores.
Entre os partidos que apresentam uma menor expressividade está o PC do B com apenas um candidato à prefeitura e o PPL com apenas dois candidatos a câmaras municipais em todo o estado.
Concorrência
Entre os números proporcionais quando o tema é o numero de candidatos e cadeiras nas câmaras municipais, a capital Porto Velho é a mais concorrida, são 386 candidatos para 21 cadeiras um total exato de 18,38095238 candidatos por cadeira.
Já o município rondoniense onde quantativamente é mais fácil de se eleger é a cidade de Teixerópolis com apenas 33 candidatos, para 9 cadeiras, um total de 3,666666667 candidatos por cadeira.
Os números não são os finais mais já podem ser considerado o esboço do perfil dessa corrida eleitoral em 2012 no estado de Rondônia. Os números serão consolidados após a homologação ou não, de todas as candidaturas que foram impugnadas.