 |
Um prefeito "inaugurando" um telefone público na zona rural de Caririaçu, cidade no sul do Ceará, virou piada nas redes sociais |
Uma pataquada. Uma falta crônica de semancol. Uma solenidade cheia de “papagaios de piratas”. Uma verdadeira palhaçada midiática.
Estou falando da inauguração de mais uma grande obra do padre Franco (PT), prefeito de Cacoal, digna de entrar para o anedotário político rondoniense. Antes, porém deixe-me fazer um parêntese.
Recentemente uma imagem tomou o Brasil de espanto. No nordeste um prefeito "inaugurando" um telefone público na zona rural de Caririaçu, cidade no sul do Ceará, virou piada nas redes sociais. Meia dúzia de vereadores junto com o alcaide, cortam a fita inaugural de um orelhão, enfeitado para a cerimônia.
Pois bem, eis que aqui nas terras de Rondon, apoteótica obra foi entregue aos munícipes de Cacoal pelo prefeito que já responde a três ações de improbidade administrativa. Para não deixar margem para esperneio e ameaças de processo, anotem aí os números dos processos e confirmem no site do Tribunal de Justiça (0007051-72.2011.822.0007 – 0008785-58.2011.822.0007 – 0009764-20.2011.822.0007)
Enfileirados para a tradicional foto-release, embaixo de um semáforo de trânsito ( obra inaugurada), desde o padre prefeito Franco até o diretor geral do Detran/RO e vice governador Airton Gurgacs.
Isso mesmo, um “quase governador” que administra a “lojinha” do Detran se prestou ao serviço de viajar cerca de 600 quilômetros para participar do regabofe. E não foi de carona em ônibus Eucatur, do sobrinho rico. Foi pago com seu dinheiro que está lendo este texto.
Para completar a cena dantesca de entrega de obra pública portentuosa, ainda tinha-se um deputado estadual com nome de boi ( Tucura) e meia dúzia de vereadores . Só faltou banda de musica, balões afixados no semáforo, crianças fardadas com a bandeira do município e queima de fogos.E também uma grande tenda que lembrasse um circo para acomodar o povo.
.jpg) |
Fazer festa e rapapés com dinheiro público com clara intenção de exposição política é achar que todo mundo tem cara de palhaço |
Na sua fala o padre Franco, já no último ano de mandato disse que “demorou um pouco” a conclusão do projeto. Imagine se o Padre fosse então tentar fazer um viaduto, como tenta o arremedo de administrador em Porto Velho. Seriam anos a fio, igual construção de igreja matriz.
Qual a diferença da inauguração de um orelhão para um semáforo? Não há de se discutir a importância de ambos para a comunidade que carece de gestores competentes. Mas é pouco, muito pouco para o contribuinte.
E ainda fazer festa e rapapés com dinheiro público com clara intenção de exposição política é achar que todo mundo tem cara de palhaço. Quando forem inaugurar placas de PARE nas preferenciais, vão convidar o Bispo?
Acredito que falta senso de ridículo aos nossos governantes. Uma tremenda piada de mau gosto. Inauguração de semáforo...Imagine se cada vez que se instalasse um “farol” em São Paulo, fosse feita cerimônia, interdição de avenidas e reunião de políticos.
Para finalizar, nobres e grandes homens públicos que inauguraram um orelhão (ops), um semáforo em Cacoal, com assessores, diárias e suas belas secretárias. Ou está faltando trabalho de grande porte para mostrar ao povo, ou vocês, nobres excelências perderam a noção do ridículo em ano eleitoral.
Fico com a primeira e segunda opção. Tenham a Santa Paciência....