DENUNCIA - Rondoniense registra imagens de desmatamento ilegal na reserva extrativista do rio Cautário
Pode-se perceber que existe um grande movimento no local, com utilizam de camionetes, caminhões para transporte, além de tratores Skids, próprios para a retirada de madeiras na floresta.
Um cidadão rondoniense está denunciando uma extração de madeira, supostamente ilegal dentro da reserva extrativista do Rio Cautario, no município de Costa Marques, região fronteiriça com a Bolívia. Para embasar sua acusação, o rapaz que atende por “Teodoro”, postou no Youtube, dois vídeos num acampamento dos madeireiros.
Num deles, o internauta registrou a placa de limite afixada pela Sedam – Secretaria Estado de Desenvolvimento Ambiental, onde está registrado que é proibido o acesso a reserva, a caça, pesca e a retirada de madeiras.
Noutro, o denunciante está numa clareira na selva, onde estão depositadas dezenas de toras recém cortadas. No áudio, o jovem afirma que quiseram lhe impedir de registrar imagens. Pode-se perceber que existe um grande movimento no local, com utilizam de camionetes, caminhões para transporte, além de tratores Skids, próprios para a retirada de madeiras na floresta.
O internauta pede a urgente intervenção do IBAMA , Sedam e Polícia Ambiental.