Dando início ao final de semana agitado e cheio de decisões para a corrida ao palácio Tancredo Neves, PCdoB e o P-Sol, ambos que anunciavam que teriam candidato próprio, homologaram os nomes que irão para a disputa nas eleições majoritárias da capital.
A corrida pela disputa a prefeitura de Porto Velho já tem dois nomes oficiais, homologados em convenção: o candidato do PCdoB Davi Chiquilito Erse, único pré-candidato do partido na disputa e o professor Adilson Siqueira, indicado pelo P-Sol. As convenções que aconteceram na manhã deste sábado (28), correram tranqüilamente e a os dois partidos partem para a disputa na majoritária com chapa pura.
No PCdoB, junto com Chiquilito Erse, entra na disputa o candidato a vice-prefeito, professor e economista Silvio Persivo, do mesmo partido. O PR foi aceito oficialmente para coligar tanto na majoritária como na proporcional com o PCdoB e indicará apenas três nomes na disputa pela proporcional, no caso aqueles que concorrem a uma vaga na Câmara Municipal.
Já no P-Sol, apesar do anúncio de que o partido teria outro candidato a disputar a pré-candidatura a prefeito, o nome de José Detoni nem foi posto em votação pois ele teve problemas na sua desfiliação com o PT e não pôde concorrer. Com isso somente o nome de Adilson foi para a convenção.
Para compor com Adilson, havia antes da convenção a indicação de Marcelo Régis, porém seu nome também não pôde ir para a plenária porque seu título fora cancelado em função de não ter votado na eleição passada. O professor Francisco Marto de Azevedo , que também era pré-candidato a vice, acabou retirando seu nome e apoiou a indicação da professora Maria Madalena Ferreira, que foi indicada sem problemas durante a convenção.
O P-Sol também votou pela nominata de vereadores e aguardará a convenção do PSTU que irá compor com o partido tanto na majoritária como na proporcional. Porém como o PSTU já declinou que terá poucos candidatos, cerca de cinco, caberá ao P-Sol indicar a maioria de candidatos a vereador para compor a nominata que deve ter um total e 32 nomes.
Outro partido que também realizou convenção neste sábado foi o Partido Republicano Brasileiro (PRB). O partido homologou os nomes dos vereadores que irão compor a nominata junto com o PDT e o apoio na majoritária ao pré- candidato do PT à reeleição, atual prefeito Roberto Sobrinho.
Neste domingo, pelo menos dois nomes serão confirmados para a disputa da prefeitura da capital. As principais são as do PT, onde será confirmado o nome do atual prefeito Roberto Sobrinho na disputa pela reeleição; PSDB, em que pode ser confirmada a indicação ou não de Hamilton Casara ou mesmo a aliança com outra sigla; o PV, em que deve ser confirmado o nome do deputado federal Lindomar Garçon; o PTC que conta com o nome do deputado estadual Alexandre Brito para a disputa.
Realizam convenção também neste domingo o PP, PMN, PHS, PSDC, PTdoB, PTN e PR.
Na segunda, último dia, realizam convenção o PDT, PSL, DEM e PSB. Este último afirma que sairá com candidato próprio, sendo Mauro Nazif o mais cogitado. O DEM deve oficializar qual candidato irá apoiar e foi, sem dúvida em função do tempo de propaganda, um dos partidos mais assediados, o que acabou deixando seu presidente mostrar-se muitas vezes em cima do muro, deixando todos na expectativa de quem realmente apoiaria.