Em sessão extraordinária convocada pelo seu Presidente, Deputado Neodi de Oliveira, sem custos para os cofres do Estado, A Assembléia Legislativa aprovou, na tarde desta quinta-feira (08), diversas alterações, bem como a extinção de normas internas da Casa de Leis rondoniense, que tratavam da concessão de auxílios e outras vantagens aos parlamentares no exercício de seus mandatos. Essas normas foram instituídas em legislaturas anteriores e aumentaram, de forma significativa, as despesas com os Membros do Parlamento Estadual.
*As mudanças promovidas não geraram nenhum aumento nos ganhos dos atuais deputados, além de reduzir custos da Assembléia Legislativa, numa atitude positiva em relação aos anseios da sociedade rondoniense, quanto à classe política em geral.
*Dentre as matérias votadas, com o intuito de moralizar e dar transparência aos seus atos, a Assembléia extinguiu a Resolução que autoriza a Mesa Diretora a contratar serviços de advogado, auditor, contador, economista, além de outros profissionais para a defesa dos deputados, à custa do dinheiro público.
*Na mesma sessão, foi regularizada matéria que estipulava de forma genérica o recebimento de verbas indenizatórias, substituindo-a pela verba denominada auxílio-transporte, sem criar nova despesa para o Parlamento Estadual.
*Outra Resolução que garantia vários direitos, como indenização por transporte aéreo, terrestre e fluvial aos Parlamentares, foi alterada para garantir tão somente o direito único e exclusivo de concessão de passagens aéreas, na qual deverá ser comprovada sua utilização. Da mesma forma que a matéria anterior, essa também não aumentou a despesa para o Poder.
* “Essa é uma atitude que demonstra o que temos afirmado em nossas entrevistas na imprensa. Nossa gestão, dentre vários objetivos, tem por princípio resgatar a credibilidade do Poder Legislativo, principalmente eliminando os gastos desnecessários. E assim vamos agir! Esperamos contar com o apoio da população do Estado e de nossos Pares”, afirmou otimista o presidente da Assembléia Legislativa, deputado Neodi de Oliveira.
*
VEJA TAMBÉM:
*
Hélio Vieira anuncia medidas de valorização dos advogados e defesa das prerrogativas
*
Deputado de Rondônia é o novo vice-líder do PV