Adilson Siqueira desconhece Educação, diz Ivo Cassol

Adilson Siqueira desconhece Educação, diz Ivo Cassol

Adilson Siqueira desconhece Educação, diz Ivo Cassol

Foto: Divulgação

Receba todas as notícias gratuitamente no WhatsApp do Rondoniaovivo.com.​

Adilson Siqueira desconhece Educação, diz Ivo Cassol Em matéria enviada ontem à imprensa estadual, o candidato ao Governo do Estado, Adilson Siqueira (P-SOL) atacou, sem números, dados ou quaisquer documentos, a gestão do sistema de educação estadual, afirmando que a solução para a Educação em Rondônia é o ensino em tempo integral. *Siqueira, que é professor de sociologia da Unir/PVH, condenou a arquitetura das escolas, afirmando que os atuais técnicos da Seduc desconhecem o processo de ensino-aprendizagem e imputando ao Governo do Estado a total responsabilidade pela baixa oferta de cursos profissionalizantes no Ensino Médio. *Em resposta, a assessoria do candidato Ivo Cassol informa que a Lei Nº 5.154, de agosto de 2004, assinada pelo Ministro da Educação, Fernando Haddad, que regulamenta a matéria, prevê que a educação profissional e suas diretrizes curriculares nacionais serão definidas pelo Conselho Nacional de Educação, e que ambas devem incluir a formação inicial e continuada de trabalhadores; a educação profissional técnica de nível médio; e a educação profissional tecnológica de graduação e de pós-graduação. *Em nenhum momento, a lei determina que é tarefa exclusiva do Estado a oferta de tais cursos, que são competência e obrigação compartilhadas pela União, os Estados e o Distrito Federal. *Sobre o ensino em tempo integral, o próprio candidato Cassol afirma: “Não fabrico dinheiro, não faço milagre e nem tiro leite de pedra. O povo de Rondônia está ansioso para saber qual será a mágica a ser feita pelo sr. Adilson para custear esta modalidade de ensino”. Segundo Cassol, hoje há 10 100 professores no quadro da Seduc, que atendem a mais de 370 mil alunos. Para colocar em prática o projeto de Adilson, seria preciso dobrar o número de profissionais. *Com relação à suposta arquitetura inadequada das escolas, é uma injustiça de Siqueira atribuir essa deficiência ao atual governo, uma vez que a maioria dos 336 estabelecimentos de ensino administrados pela Seduc nos 52 municípios foi construída há mais de 20 anos. *Mesmo sendo obrigado a trabalhar com estruturas antigas, o Governo do Estado climatizou dezenas de escolas – foram 664 aparelhos de ar-condicionado adquiridos apenas em 2005, - reformou alas inteiras de salas de aula, instalou bebedores refrigerados, cozinhas industriais, equipamentos de TV e DVD, equipou auditórios e centros de multimeios com cadeiras, mesas, quadros-negros, recuperou e ampliou quadras esportivas, e colocou em funcionamento 71 laboratórios de informática. Sem contar o transporte escolar, os uniformes e as merendas, enriquecidas pelas 180 hortas em produção simultânea. *Cassol lembra a Siqueira que Rondônia conta com uma Escola Técnica Federal, Família Agrícola, em Colorado do Oeste e que, em Ji-Paraná, está sendo construído um centro de Formação profissional com capacidade para 5 000 alunos, em parceria com o Governo Federal.
Direito ao esquecimento

A política de comentários em notícias do site da Rondoniaovivo.com valoriza os assinantes do jornal, que podem fazer comentários sobre todos os temas em todos os links.

Caso você já seja nosso assinante Clique aqui para fazer o login, para que você possa comentar em qualquer conteúdo. Se ainda não é nosso assinante Clique aqui e faça sua assinatura agora!

Na sua opinião, qual companhia aérea que atende Rondônia presta o pior serviço?
Você ainda lê jornal impresso?

* O resultado da enquete não tem caráter científico, é apenas uma pesquisa de opinião pública!

MAIS NOTÍCIAS

Por Editoria

PRIMEIRA PÁGINA

CLASSIFICADOS veja mais

EMPREGOS

PUBLICAÇÕES LEGAIS

DESTAQUES EMPRESARIAIS

EVENTOS