INCINERANDO: PC faz operação contra grupo criminoso acusado de homicídios e ocultação

Ação integra o esforço conjunto da Rede Nacional de Combate ao Crime Organizado

INCINERANDO: PC faz operação contra grupo criminoso acusado de homicídios e ocultação

Foto: PC

Receba todas as notícias gratuitamente no WhatsApp do Rondoniaovivo.com.​

  • Reação
  • Reação
  • Reação
  • Reação
  • Reação
  • Reação
17 pessoas reagiram a isso.

A Polícia Civil do Estado de Rondônia deflagrou a Operação “Incinerando”, com o objetivo de desarticular uma célula de facção criminosa envolvida em homicídios qualificados, ocultação de cadáveres e na execução de um denominado “tribunal do crime” na região do Cone Sul do Estado.

 

A ação teve abrangência interestadual, com o cumprimento de mandados judiciais nos estados de Rondônia (Porto Velho e Pimenta Bueno) e Mato Grosso, evidenciando a cooperação entre forças de segurança de diferentes unidades da federação.

 

A operação foi coordenada pela 1ª Delegacia de Polícia Civil de Pimenta Bueno, em conjunto com a 2ª Delegacia de Repressão ao Crime Organizado (2ª DRACO), vinculada ao Departamento de Combate à Corrupção e ao Crime Organizado (DECCO), e contou com o apoio da Secretaria de Segurança, Defesa e Cidadania (SESDEC), da Delegacia Regional de Cacoal, da Polícia Militar, da Coordenadoria de Recursos Especiais (CORE) do Departamento de Polícia do Interior (DPI) e Ministério Público do Estado de Rondônia.

 

Cerca de 50 policiais civis e militares foram mobilizados para o cumprimento de sete mandados de prisão temporária e cinco mandados de busca e apreensão domiciliar, expedidos pela 1ª Vara Criminal de Pimenta Bueno. Os alvos são investigados por homicídio qualificado, ocultação de cadáver e organização criminosa.

 

As investigações apontam que o grupo criminoso mantinha um sistema paralelo de “justiça”, no qual indivíduos eram sequestrados, torturados e executados após “julgamentos” realizados por lideranças da facção via videoconferência. Após as execuções, os corpos eram ocultados para dificultar o trabalho policial e a responsabilização dos envolvidos.

 

A operação integra o esforço conjunto da Rede Nacional de Combate ao Crime Organizado (RENORCRIM), fortalecendo a articulação entre as Polícias Civis de diferentes estados no enfrentamento às facções que atuam além das fronteiras estaduais.

 

O nome da operação faz referência simbólica à “incineração” das estruturas do crime organizado, representando a destruição das bases criminosas que insistem em desafiar a lei e a ordem pública.

 

A Polícia Civil de Rondônia reafirma seu compromisso com a defesa da vida, a aplicação da lei e o enfrentamento permanente às organizações criminosas, destacando a importância da integração entre instituições de segurança pública para garantir resultados efetivos e duradouros no combate ao crime organizado.

Direito ao esquecimento

Os comentários são responsabilidades de seus autores via perfil do Facebook. Não reflete necessariamente a opinião do Rondoniaovivo.com
A Prefeitura de Porto Velho deve investir mais em arborização?
Como você vai comemorar as festas de fim de ano?

* O resultado da enquete não tem caráter científico, é apenas uma pesquisa de opinião pública!

MAIS NOTÍCIAS

Por Editoria

CLASSIFICADOS veja mais

EMPREGOS

PUBLICAÇÕES LEGAIS

DESTAQUES EMPRESARIAIS

EVENTOS