Com o objetivo de prevenir acidentes, a Polícia Militar está realizando uma operação na cidade de Boa Vista. Somente no sábado, 700 veículos foram abordados. No total já foram realizadas pelos militares 1.250 fiscalizações. As blitze ocorrem também em bares e clubes, em diversas regiões da cidade e a abordagem de veículos é feita principalmente nos que estão trafegando em alta velocidade.
De acordo com o coronel Dagoberto da Silva Gonçalves, comandante do Policiamento da Capital, o fato de haver pouco movimento de veículos durante a noite, principalmente de madrugada, faz com que motoristas e motociclistas excedam o limite de velocidade, aumentando a possibilidade de acidentes.
“Devido ao aumento do número de acidentes nos últimos finais de semana, o Comando resolveu colocar em prática a operação Cruzamento Amigo, que está sendo realizada em parceria com o Departamento Estadual de Trânsito”, disse o comandante.
Com o desenvolvimento dessa operação, ele diz que espera mudar o conceito de que o Estado é considerado como um dos que registram maior índice de acidentes a cada 100.000 mil habitantes..
Foram utilizadas para o policiamento 12 motocicletas, duas viaturas equipadas com etilômetro (aparelho que mede o nível de embriaguez), quatro patrulhas de policiais militares a pé e dois guinchos.
Segundo o capitão Lindolfo de Holanda Bessa, o oficial superior do dia que atuou na operação, o resultado está sendo positivo. “Na sexta-feira não houve acidentes registrados de 22h às 6h da manhã de sábado. E no sábado abordamos mais de 700 veículos. Nossa intenção é a prevenção. Queremos identificar o maior número possível de veículos evitando que os motoristas dirijam embriagados. A combinação de direção, álcool e velocidade é fatal”, concluiu.
Na operação Cruzamento Amigo, que também está ocorrendo no período diurno, foram apreendidas 30 motocicletas e um veículo, além de ter sido feito no sábado um flagrante por embriaguez. O motorista pagou R$ 200,00 de fiança e foi liberado.