*Na tarde da última terça-feira, durante patrulhamento de rotina, a Polícia Militar Ambiental localizou uma estrada aberta, na Linha Embratel, km 8, em torno da Floresta Nacional Jamari e Estação Ecológica de Samuel, encontrando no local um trator seis cilindros e uma árvore da essência Sucupira derrubada, medindo aproximadamente 4.900 m³. Durante a operação que contou com a parceria do Ibama, foram apreendidos ainda uma motosserra e um caminhão Mercedes Benz 1113 de cor azul, tipo toureiro sem placa.
*De acordo com o Termo de Apreensão, no momento da fiscalização os agentes viram três elementos, mas só conseguiram deter Luis Aureliano da Silva – 59 anos, sendo que dois se embrenharam na mata. O infrator não apresentou nenhuma documentação autorizando a extração de madeira no local. Diante dos fatos, foi dado voz de prisão ao infrator, que foi conduzido a Delegacia de Polícia Civil de Candeias do Jamari, onde aguarda as providências cabíveis.
*O caminhão está depositado no pátio do Batalhão Ambiental, conforme Termo de Apreensão e depósito nº 000637. Já o trator, a motosserra e a madeira apreendida ficaram sob a responsabilidade do infrator, haja vista não haver meios para condução dos mesmos ao BPA, que solicitou a perícia da Polícia Técnica para comprovação dos danos ambientais.
*Os equipamentos e veículos foram apreendidos de acordo com o Art. 25 da Lei de Crimes Ambientais 9605/98, por serem utilizados dentro de uma Unidade de Conservação Protegida por Lei, além de causar sérios danos.