A área, de 3.700 metros quadrados, localizada na Zona Leste de Porto Velho, havia sido doada pelo prefeito para que a empresa Irmãos Gonçalves construísse um shopping center.
Foto: Divulgação
Receba todas as notícias gratuitamente no WhatsApp do Rondoniaovivo.com.
A área, de 3.700 metros quadrados, localizada na Zona Leste de Porto Velho, havia sido doada pelo prefeito para que a empresa Irmãos Gonçalves construa um shopping center. Após o caso vir a público, o prefeito revogou seu decreto e invalidou a doação
O promotor de justiça Rogério José Nantes, do Ministério Público de Rondônia, instaurou inquérito cível público para investigar a legalidade e cumprimento dos requisitos legais na doação de área pública, pelo prefeito de Porto Velho, Hildon Chaves (PSDB), à empresa Irmãos Gonçalves Comércio e Indústria Ltda.
A área, de 3.700 metros quadrados, localizada na Zona Leste de Porto Velho, havia sido doada pelo prefeito para que a empresa Irmãos Gonçalves construísse um shopping center. Após o caso vir a público, o prefeito revogou seu decreto e invalidou a doação do terreno.
Ao revogar o decreto, o prefeito justificou a medida como necessária para que sejam aprofundados estudos sobre impacto da obra no transporte e trânsito na região, bem como na vizinhança. Também serão feitos estudos sobre o valor da área. Em troca do terreno, a empresa havia se comprometido a reformar escolas na capital.
Com o recuo de Hildon Chaves, o Ministério Público poderá arquivar ou não o inquérito, devido a perda de finalidade, uma vez que o decreto foi revogado, mas também pode dar continuidade às investigações, uma vez que o prefeito deixou em aberto a possibilidade de uma nova doação. O MP pode analisar, também, como se deu a tramitação do processo de doação na Câmara de Porto Velho, já que pairam suspeitas sobre a ação do legislativo municipal.
Procedimento INQUÉRITO CIVIL PÚBLICO
Parquetweb nº2017001010000488
EXTRATO DE PORTARIA DE INSTAURAÇÃO DE INQUÉRITO CIVIL PÚBLICO:
Portaria nº 02/2017 - 5ªPJ/4ªTit
Fato a ser investigado: considerando a documentação que instrui o procedimento nº 2017001010000488 com a finalidade de verificar a legalidade e cumprimentos dos requisitos legais na doação de área pública efetivada por meio do Decreto nº 14.375, de 09/01/2017, pela Prefeitura de Porto Velho para a empresa IRMÃOS GONÇALVES COMÉRCIO E INDÚSTRIA LTDA., CNPJ nº 04.082.624/0001-56, notadamente visando a proteção do patrimônio público, fato este a ser melhor esclarecido.
Promotor: Rogério José Nantes
Data do Fato: a apurar
Data da instauração: 17 de janeiro de 2017
A política de comentários em notícias do site da Rondoniaovivo.com valoriza os assinantes do jornal, que podem fazer comentários sobre todos os temas em todos os links.
Caso você já seja nosso assinante Clique aqui para fazer o login, para que você possa comentar em qualquer conteúdo. Se ainda não é nosso assinante Clique aqui e faça sua assinatura agora!
* O resultado da enquete não tem caráter científico, é apenas uma pesquisa de opinião pública!