Representação contra chapa de Andrey Cavalcante pode levar à cassação

Representação contra chapa de Andrey Cavalcante pode levar à cassação

Representação contra chapa de Andrey Cavalcante pode levar à cassação

Foto: Divulgação

Receba todas as notícias gratuitamente no WhatsApp do Rondoniaovivo.com.​

A Chapa 12 “OAB Ativa”, liderada pelo advogado Ernande Segismundo, candidato à presidência da OAB-RO, protocolou representação junto à Comissão Eleitoral contra a Chapa 10 “Todos Pela Ordem”, do candidato à reeleição Andrey Cavalcante, denunciando “a prática de conduta vedada e abuso de poder, com pedido de cassação do registro. As eleições da OAB acontecem no próximo dia 17 de novembro.

 A Representação visa restabelecer a legitimidade e a normalidade da eleição aos cargos da Seccional de Rondônia, tendo em vista que a referida chapa postulante à reeleição, utilizou-se da máquina administrativa da própria entidade corporativa para lograr vantagem na disputa eleitoral. Tal conduta é expressamente vedada pelo provimento 146/2011 do Conselho Federal da OAB.

No último mês de setembro, notadamente nos dias 02 e 16, o atual presidente da entidade – candidato à reeleição - inaugurou duas Subseções em municípios do interior, respectivamente São Miguel do Guaporé e Espigão D’Oeste. Na oportunidade, foi publicado e propagado nos meios de comunicação inúmeras fotos do evento, nos quais discursou e, indiscutivelmente, promoveu sua imagem naquelas localidades.

Para o advogado da Chapa “OAB Ativa”, Rafael Raduan Miguel, além de uma simples inauguração, o evento revelou-se como evidente ato de campanha e de promoção pessoal para benefício na disputa eleitoral, aproveitando-se da estrutura da própria entidade que atualmente dirige para permanecer no cargo.

“Contudo, a máscara da aparente legalidade da inauguração sucumbe sem maiores dificuldades ao exame de outro fato subsidiário, qual seja, o lançamento do movimento “Estamos à Ordem”, oficialmente difundido no dia 14 de setembro, isto é, 1 (um) dia apenas da inauguração da Sede de Espigão D’Oeste”, disse.

Segundo relatado pela imprensa em entrevista com o próprio Andrey Cavalcante, o referido movimento teve no dia do seu lançamento, em sua fanpage “mais de 2 mil curtidas em menos de 24 horas do lançamento. Os seguidores invadiram a rede com fotos e vídeos de advogados exibindo faixas, banners e cartazes do movimento.”

O movimento “Estamos à Ordem”, foi o ato e a expressão pública do grupo da situação que deu início aos atos de campanha e da corrida eleitoral, tanto que mesmo depois de formalmente registrada a Chapa “Todos Pela Ordem”, não houve qualquer desvinculação do movimento anterior.

Para o advogado Otávio César Saraiva, o movimento “Estamos à Ordem” e a Chapa “Todos Pela Ordem” são uma e única coisa, tanto que na página oficial da Chapa em seu sítio eletrônico na internet que, por sua vez, se caracteriza como principal meio de divulgação das Chapas, consta o nome de ambos num só painel.

“Durante os atos de inauguração promovidos pelo atual presidente candidato Andrey Cavalcante nas Subseções do interior, houve a participação maciça de membros do referido movimento. Os mesmos já se revelaram em plena campanha, pois, na presença de seu presidente candidato, ostentavam adesivos do movimento enquanto este discursava e divulgava sua imagem”

Diante dos fatos, lançar o movimento eleitoral “Estamos à Ordem” no dia 14 de setembro e, logo no dia seguinte, inaugurar a sede da OAB numa Subseção do interior – discursar, tirar fotos, flashes, mandar publicar na imprensa da instituição, bem como na imprensa geral -, traduz-se em ofensa direta a legitimidade da eleição e a higidez do pleito.

“O ato descrito acima, por si só, é abusivo e dotado de força suficiente para impor a cassação do registro, contudo, não satisfeito ainda permaneceu vinculando o movimento à Chapa depois desta já oficialmente registrada, configurando-se em ato ilícito a ser repelido por essa Comissão ou até mesmo por órgão judiciário, tendo em vista que não se exclui a eventual participação deste na condução da presente eleição”, destacam os advogados que assinam a Representação.

 

 

Direito ao esquecimento

A política de comentários em notícias do site da Rondoniaovivo.com valoriza os assinantes do jornal, que podem fazer comentários sobre todos os temas em todos os links.

Caso você já seja nosso assinante Clique aqui para fazer o login, para que você possa comentar em qualquer conteúdo. Se ainda não é nosso assinante Clique aqui e faça sua assinatura agora!

Na sua opinião, qual companhia aérea que atende Rondônia presta o pior serviço?
Você ainda lê jornal impresso?

* O resultado da enquete não tem caráter científico, é apenas uma pesquisa de opinião pública!

MAIS NOTÍCIAS

Por Editoria

PRIMEIRA PÁGINA

CLASSIFICADOS veja mais

EMPREGOS

PUBLICAÇÕES LEGAIS

DESTAQUES EMPRESARIAIS

EVENTOS