URSO BRANCO - Réu é condenado a 13 anos de reclusão
Foto: Divulgação
Receba todas as notícias gratuitamente no WhatsApp do Rondoniaovivo.com.
Jocta Rocha dos Santos, vulgo “Tindoca”, foi condenado a 13 anos de reclusão pela morte de Gerson Merciano Gonçalves. A pena, que deverá ser cumprida inicialmente no regime fechado, foi imposta pelo Juízo, após sessão de julgamento do primeiro Tribunal do Júri da comarca de Porto Velho (RO), ocorrida nesta quarta-feira, 12 de novembro de 2014.
Na ocasião os jurados reconheceram que foi ele o autor do golpe que matou a vítima. O episódio ocorreu em abril de 2004, no interior do presídio José Mario Alves da Silva, conhecido como “Urso Branco”. Naquela época, cerca de doze apenados foram mortos e o caso ganhou repercussão nacional e internacional.
O júri
Os trabalhos tiveram início às 8h30min, no plenário do 1º Tribunal do Júri. Apenas Jocta Rocha dos Santos, vulgo “Tindoca”, compareceu na sessão. O outro réu, Alexsando José de Oliveira Nascimento, vulgo “Sandro Tatuagem”, encontra-se foragido, mas, apesar disso, foi possível julgá-lo (revelia).
O Ministério Público Estadual, durante os debates, pediu a condenação de Jocta Rocha, por ele ter confessado a autoria do assassinato da vítima Gerson Merciano Gonçalves. Com relação ao outro réu, o MP/RO manifestou-se pela absolvição, devido à insuficiência de provas para condená-lo. A defesa utilizou a tese de inexigibilidade de conduta diversa para tentar absolver “Tindoca”, porém, esta não foi acatada pelos jurados.
Fiel à soberania do Tribunal Popular, a juíza de Direito Kerley Regina Ferreira de Arruda Alcântara declarou absolvido o acusado Alexsando José de Oliveira Nascimento das imputações que lhe foram feitas (três mortes). Para o réu Jocta, diante da decisão dos jurados, a magistrada o condenou pela prática de um homicídio e o absolveu dos outros três. O juiz diretor do
Fórum Criminal, Sérgio William Domingues Teixeira, atendeu à imprensa com informações no decorrer do julgamento, que foi transmitido ao vivo pela internet.
Saiba mais
Os réus Jocta Rocha dos Santos, vulgo “Tindoca” e Alexsando José de Oliveira Nascimento, vulgo “Sandro Tatuagem”, foram submetidos a julgamento pelas mortes ocorridas dentro do Urso Branco, em 2004. O primeiro foi denunciado pela prática de quatro homicídios. Já o segundo, pela morte de três apenados.
Processo nº 0003954-66.2013.822.0501
A política de comentários em notícias do site da Rondoniaovivo.com valoriza os assinantes do jornal, que podem fazer comentários sobre todos os temas em todos os links.
Caso você já seja nosso assinante Clique aqui para fazer o login, para que você possa comentar em qualquer conteúdo. Se ainda não é nosso assinante Clique aqui e faça sua assinatura agora!
* O resultado da enquete não tem caráter científico, é apenas uma pesquisa de opinião pública!