Estudo jurídico sobre ação civil pública aborda suspensão da Telexfree

Trabalho foi apresentado por aluno da primeira turma do curso de pós-graduação em Direito da Emeron

Estudo jurídico sobre ação civil pública aborda suspensão da Telexfree

Foto: Divulgação

Receba todas as notícias gratuitamente no WhatsApp do Rondoniaovivo.com.​

Questionar a ação civil pública como possível instrumento de fiscalização incidental da constitucionalidade foi a proposta da monografia apresentada por Ocimar da Silva Sales Júnior, aluno da primeira turma de Pós-graduação em direito da Emeron, aprovado com louvor nesta quarta-feira (11).
Sob olhar atento de uma banca composta pelos juízes de direito do Tribunal de Justiça de Rondônia, Sérgio William Teixeira, Ilisir Bueno e Guilherme Baldan, o acadêmico discutiu sobre o alcance e efetividade das ações civis públicas utilizando exemplos atuais como a decisão da 2ª Vara Cível da Comarca de Rio Branco que julgou o mérito da ação civil pública e manteve a liminar de ação cautelar que suspende as atividades da Telexfree em todo o país, impedindo que mais pessoas investissem na empresa; e a ação civil que pediu o fim da obrigatoriedade do diploma para jornalista.
Para Ocimar, a monografia busca contribuir com a eficácia da aplicação de uma ação civil pública. "Devido a uma evolução das demandas existentes no trato dessa questão, e de um embate, tanto primário quanto jurisprudencial, vi a necessidade de encontrar uma posição que melhor se adeque à tutela dos direitos coletivos", conta. Para o acadêmico da Emeron, o estudo aponta que a ação civil poderia analisar essa questão constitucional de forma incidental em prol dos direitos coletivos, conta.
Agilidade
Segundo Sales Júnior, a decisão de uma simples ação civil pública poderia resolver várias demandas individuais que abarrotam o sistema judiciário, e o direito seria para todos. "A ação individual não fica prejudicada pela ação pública, muito pelo contrário, o Código de Defesa do Consumidor permite que a pessoa utilize em seu processo a sentença da ação pública, de forma a aproveitá-la", explica.
A banca aprovou o trabalho com louvor, ressaltando a didática e o conteúdo, que segundo o juiz Sérgio William, caracterizou-se pela boa escrita. Ocimar Sales, que pretende seguir a carreira buscando o ingresso no Ministério Público, classificou a aprovação como um momento ímpar e agradeceu aos examinadores de sua monografia e demais magistrados que ministram aulas no curso da Emeron.
Direito ao esquecimento

A política de comentários em notícias do site da Rondoniaovivo.com valoriza os assinantes do jornal, que podem fazer comentários sobre todos os temas em todos os links.

Caso você já seja nosso assinante Clique aqui para fazer o login, para que você possa comentar em qualquer conteúdo. Se ainda não é nosso assinante Clique aqui e faça sua assinatura agora!

Na sua opinião, qual companhia aérea que atende Rondônia presta o pior serviço?
Você ainda lê jornal impresso?

* O resultado da enquete não tem caráter científico, é apenas uma pesquisa de opinião pública!

MAIS NOTÍCIAS

Por Editoria

PRIMEIRA PÁGINA

CLASSIFICADOS veja mais

EMPREGOS

PUBLICAÇÕES LEGAIS

DESTAQUES EMPRESARIAIS

EVENTOS