A Confederação da Agricultura e Pecuária do Brasil (CNA) começou, na segunda (21), o Encontro com Especialistas em Internacionalização do agroBR, com a participação de consultores do projeto que atuam em todo o país.
O evento, que segue até sexta-feira (25), na sede da CNA, em Brasília (DF), marca a retomada estratégica do agroBR, projeto que entra em uma nova fase com foco em expansão, inovação e fortalecimento da presença internacional dos pequenos e médios produtores rurais brasileiros.
A abertura contou com a participação do vice-presidente de Relações Internacionais da CNA, Gedeão Pereira; da diretora de Relações Internacionais, Sueme Mori; e do coordenador de Promoção Comercial, Rodrigo da Matta.
Gedeão Pereira destacou o papel do Brasil como grande fornecedor global e defendeu o protagonismo dos produtores no comércio internacional.
“O Brasil é sinônimo de exportação de qualidade e o maior exportador de alimentos do mundo”, afirmou. Ele também reforçou a necessidade de ampliar e diversificar a pauta exportadora brasileira.
“Precisamos colocar nossos produtores à frente de uma trajetória crescente. O Brasil é o país da produção. Temos todas as condições para manter qualidade, diversidade e constância como fornecedores de alimentos para o mundo”, completou.
Ainda na programação da manhã, Maciel Silva, diretor técnico adjunto da CNA, apresentou a atuação institucional da entidade em defesa do setor.
No período da tarde, representantes da ApexBrasil, parceira da CNA na condução do agroBR, compartilharam informações sobre novos mecanismos de apoio à exportação. A analista Carla Carvalho falou sobre oportunidades em promoção comercial e, em seguida, Rita Albuquerque, coordenadora de competitividade, apresentou as ações de qualificação para exportadores.
Encerrando as atividades do primeiro dia, o diretor-adjunto de Assistência Técnica e Gerencial (ATeG) do Senar, Rafael Costa, ressaltou a importância do preparo técnico para inserção internacional. Ele apresentou o “ATeG Exportação”, ação que integra produtores atendidos pela assistência técnica e que participam do agroBR.
“Esses produtores já têm qualidade. Nosso papel é prepará-los para atender as exigências dos mercados internacionais”, explicou.
A capacitação reúne novos consultores e os que já atuam no projeto. Ao longo da semana, os participantes acompanham apresentações sobre o funcionamento do agroBR, o Programa de Qualificação para Exportação (PEIEX) e os serviços disponíveis nos escritórios regionais, que passam a contar com 11 novas unidades.
A programação inclui também encontro com especialistas em comércio exterior, painéis sobre a atuação das diversas áreas do Sistema CNA/Senar, bem como as novas frentes do projeto, estratégias para ampliar a pauta exportadora brasileira, e a apresentação de exemplos de sucesso de empresários que fazem parte do projeto.
O agroBR é uma iniciativa da CNA em parceria com a ApexBrasil. O projeto apoia produtores rurais em todas as etapas do processo de exportação, com ações de capacitação, consultoria, elaboração de plano de exportação, participação em rodadas de negócios e atendimento em escritórios no Brasil e no exterior.