Se você notou de repente mais rugas, dores ou uma sensação geral de envelhecimento da noite para o dia, pode haver uma explicação científica. Pesquisas indicam que o envelhecimento não acontece gradualmente, mas em pelo menos dois picos acelerados. De acordo com um estudo de 2024 da Universidade de Stanford, o corpo humano experimenta um envelhecimento rápido por volta dos 44 e 60 anos. Publicado na Nature Aging, o estudo analisou mais de 11.000 moléculas no corpo, revelando que 81% passam por mudanças significativas nessas idades.
Idade biológica x cronológica
A idade biológica reflete mudanças em proteínas, metabólitos e atividade genética ao longo da vida, diferenciando-a da idade cronológica comemorada anualmente em aniversários.
Causas pouco claras das mudanças
Os cientistas ainda não sabem ao certo por que a química corporal muda tão acentuadamente nessas idades, já que fatores de estilo de vida como dieta e exercícios não foram examinados no estudo.
Universidade de Stanford
Pesquisadores de Stanford estudaram 108 participantes diversos com idades entre 25 e 75 anos, coletando amostras de sangue a cada três a seis meses durante vários anos (até cerca de sete anos no total) para monitorar mudanças na química corporal.