A Assembleia Legislativa de Rondônia (Alero) promoveu uma Sessão Solene para celebrar os 61 anos da Eucatur - Empresa União Cascavel de Transportes e Turismo LTDA. Na ocasião, as diretoras do Grupo Gurgacz, Ana Maria Cardoso Gurgacz e Nair Ventorin Gurgacz, também receberam títulos honoríficos de cidadania. A solenidade foi realizada na manhã de segunda-feira (31/03), em Porto Velho (RO).
A solenidade teve missa celebrada pelo arcebispo de Porto Velho, Dom Roque Paloschi, e louvores apresentados pelo coral Vozes do Legislativo que emocionou o grande público presente. Na cerimônia, o empresário e ex-senador Acir Gurgacz destacou a importância da homenagem e expressou sua gratidão.
"Esta Casa, chamada Assembleia Legislativa, tem uma importância imensa para o desenvolvimento do nosso estado. Quero agradecer pelo reconhecimento e todo o apoio que estamos recebendo aqui. Sou grato pela minha esposa, Ana Maria, e por minha mãe, dona Nair Ventorin. A senhora é um exemplo para mim e para todos nós. Aprendi com a senhora a ter fé e a ser um homem trabalhador. Muito obrigado, mãe, por ser esse bom exemplo", declarou Acir.
A homenageada Ana Maria Gurgacz, destacou sua ligação com Rondônia e a emoção de receber a honraria. "Quero agradecer ao deputado Luizinho Goebel por essa homenagem. É muito gratificante receber esse título, pois tenho um carinho e um amor imensos pelo estado de Rondônia. Na próxima semana completo 62 anos, e 41 deles foram vividos aqui. Sou muito grata a esse estado. Me considero rondoniense de coração e me sinto honrada por estar aqui hoje. Quero agradecer a toda a Assembleia Legislativa e a todos os deputados. Muito obrigada!", afirmou Ana.
A empresária Nair Gurgacz – que juntamente com o esposo Assis Gurgacz fundaram a Eucatur, valorizou a atuação dos colaboradores da Eucatur na trajetória da empresa.
"Não estava muito bem de saúde, mas vocês conseguiram me trazer para receber essa homenagem. Só tenho a agradecer a Deus e aos nossos funcionários, pelo empenho e dedicação. Se a Eucatur hoje completa 61 anos, é graças ao esforço e trabalho duro de cada um de vocês. Temos funcionários que dedicaram suas vidas à empresa, e sem eles nada disso seria possível. Muito obrigada por essa homenagem linda, que relata toda a nossa trajetória", afirmou.
Foi uma cerimônia com muitas emoções nos depoimentos, vídeos e mensagens. Estavam presentes diversas autoridades, incluindo o deputado Luizinho Goebel (proponente da homenagem), o senador Marcos Rogério, o ex-prefeito de Porto Velho Hildon Chaves, os ex-governadores Osvaldo Piana e Daniel Pereira, outros deputados e lideranças regionais, além de representantes do Governo do Estado, Ministério Público e Procuradoria geral.
O fundador da Eucatur, Assis Gurgacz, também expressou sua emoção e gratidão.
"Luizinho, é um orgulho estar aqui. Não tenho palavras para expressar o que estou sentindo ao ser homenageado, mas principalmente pelo reconhecimento dessas duas mulheres que merecem muito. Elas são verdadeiras guerreiras. Quero agradecer a todos os parceiros e amigos que, junto conosco, construíram a história da Eucatur", declarou.
O deputado Luizinho Goebel propôs as homenagens e enfatizou que a Assembleia Legislativa reafirmou, por meio desta homenagem, o reconhecimento à contribuição da Eucatur e sua diretoria para o desenvolvimento do estado e a importância do Grupo Gurgacz no setor de transportes e turismo.
O deputado Jean Mendonça parabenizou pela justa homenagem a Eucatur e às empresárias. “Quero cumprimentar o deputado por destacar o mérito dessas duas mulheres que, ao lado de seus maridos, contribuíram para o desenvolvimento de Rondônia com garra e determinação. São guerreiras que nunca deixaram de acreditar no potencial do nosso estado. Desde os tempos desafiadores em que Dona Nair e Seu Assis enfrentavam estradas de terra, levando mais de uma semana para percorrê-las, até a introdução de tecnologias da informação pelo Grupo Gurgacz — em grande parte sob a gestão de Dona Ana Gurgacz e do ex-senador Acir Gurgacz —, a Eucatur e os demais empreendimentos da família transformaram Rondônia em um lugar melhor. Em nome do povo rondoniense, agradeço por esse legado. Hoje, faz-se justiça: essas mulheres são fundamentais para o sucesso do grupo e para o progresso do nosso estado”, afirmou Mendonça.