O
Rondoniaovivo quer saber: você, leitor do jornal, é a favor do ensino religioso nas escolas públicas?
Nas últimas semanas, o assunto de eventos religiosos em escolas ressurgiu na discussão de parte dos internautas e trouxe à tona diversas faces diferentes do debate.
O lançamento de um livro infantil sobre uma religião de ascendência africana virou alvo de críticas por mostrar, para alunos da rede pública, conteúdos com cunho religioso sem o consentimento dos pais.
O episódio motivou projetos de leis municipais e estaduais - para obrigar que os pais sejam informados antes da realização de atividades envolvendo religião em escolas de Rondônia.
Enquanto parte dos internautas envolvidos na discussão defendem que o ensino sobre assuntos religiosos deve ser exercido - com o consentimento dos pais - outra parte afirma que, pelo fato do Brasil ser um estado laico (isto é, sem religião oficial), o ensino religioso deve ser vetado de todas as formas.
De acordo com a Constituição e a Lei de Diretrizes e Bases da Educação Nacional (LDB), o ensino religioso é permitido, em escolas públicas e privadas, desde que seja facultativo e que a escola assegure o respeito à diversidade de credos e não tente impor um dogma ou conversão.
Qual sua opinião sobre o assunto? Acredita que o ensino religioso deve ser permitido ou vetado? Expresse sua opinião na nova enquete do
Rondoniaovivo, que pode ser conferida abaixo.
Você é a favor do ensino religioso em escolas públicas?
A) Sou a favor do ensino religioso em escolas públicas
B) Sou contra o ensino religioso em escolas públicas
C) Não tenho opinião sobre o assunto