Sua casa já está preparada para as dinâmicas de Natal? O ano está chegando ao fim, e esta é a época preferida de muitos.
No Brasil, a diversidade religiosa é bem presente, e cada crença tem uma forma de celebrar a data. Porém, independentemente da fé, o importante é aproveitar o momento com muito amor.
Que tal conhecer algumas dinâmicas de Natal para fazer em casa? Colocar as crianças para ajudar na preparação dos pratos e decorações? Então acompanhe o texto até o fim.
10 dinâmicas de Natal para divertir crianças e adultos
Uma comemoração boa tem que ter muita alegria, não é mesmo? E as dinâmicas de Natal são atividades que vão garantir entretenimento de sobra para os participantes.
Em nossa lista, reunimos 10 brincadeiras para fazer com a família toda nas festas de fim de ano. Confira a seguir.
1. Nariz da rena
Faça um desenho da cabeça de uma rena em um papel mais durinho (canson ou cartão são boas escolhas) e pendure em uma parede. No nariz do animal, coloque uma fita.
Os participantes são vendados e tentarão colocar uma bolinha vermelha no nariz da rena. Quem completar a tarefa no tempo determinado ganha um presentinho.
2. O que tem no gorro do Papai Noel?
Compre alguns gorrinhos vermelhos de Papai Noel e dentro deles coloque algumas lembrancinhas. Chocolate, brinquedos, pequenos enfeites para decoração são boas opções de presente.
A criançada e os adultos devem formar uma fila e descobrir o que está dentro do gorro – mas com os olhos vendados! Quem acertar, fica com o mimo.
3. Dança da cordinha de Natal
É hora de pôr a coluna e os joelhos à prova. Nessa versão natalina, os participantes precisam passar por baixo da corda sem encostar nela.
Agora vem o diferencial: as pessoas precisam imitar a barriga de um Papai Noel usando um balão por baixo da roupa.
Escolhas as músicas natalinas que todo mundo conhece e veja quem vai superar o desafio. Quanto mais a brincadeira avança, mais a corda vai abaixando.
4. Corrida do enfeite
Aqui a velha corrida do ovo é repaginada e um enfeite de árvore de Natal entra em cena no lugar do alimento.
Defina o percurso desejado, posicione os corredores, coloque a colher na boca e dê a largada para muitas risadas.
5. De olho no gorro
Para a magia dessa brincadeira acontecer, todo mundo precisa vestir um gorrinho do Papai Noel. Separem um papel para cada participante, escrevam “líder” em um deles e sorteiem entre os presentes.
Depois disso, todos vão interagir normalmente, conversando, dançando, mas cada um vestindo seu gorrinho.
Quando todos estiverem distraídos, o sorteado (o líder) tem que retirar o gorrinho da cabeça. Quem perceber primeiro ganha a partida!
Depois de várias rodadas, é só contabilizar quem ganhou mais vezes.
6. Troque cartões de Natal
Compre ou faça cartões de Natal e deixe-os em branco e distribua entre as pessoas.
Cada uma deve escrever uma felicitação simples, sem destinatário, mas com assinatura.
Bote uma música natalina e peça para que as pessoas fiquem trocando os cartões entre si até a canção terminar.
Quando o som parar, cada pessoa terá um cartão em mãos. Os participantes devem ler a mensagem em voz alta e ir até quem escreveu para dar um abraço e desejar feliz Natal.
7. Personagens do Natal
Cole um pedaço de papel com o nome de uma figura famosa de Natal nas costas de cada participante. Pode ser o Grinch ou a Mamãe Noel, por exemplo.
Elas precisam descobrir quem é o personagem natalino e para isso fazem perguntas para os outros na sala. Ah! As respostas só podem ser sim e não.
Quem for acertando sai do jogo, que termina quando a última pessoa descobrir seu personagem.
8. Meia de Natal
Forme dois times, cada um terá uma meia de Natal presa na parede.
Os participantes, um por vez, precisam correr até a meia do time, levando doces em uma colher. Quem encher a meia primeiro ganha.
Ah, a colher não precisa estar na boca nessa atividade.
9. A barba do Papai Noel
É hora de ficar com uma barba igual à do Papai Noel. Os participantes são divididos em duas equipes nessa brincadeira divertida e… grudenta.
De um lado estão os candidatos a Noel em fila e, do outro, uma bacia com muitas bolas de algodão. Passe bastante vaselina no rosto das pessoas e comece o jogo.
Ao sinal, o primeiro da fila de cada time corre até o recipiente e coloca o rosto entre as bolas de algodão, tentando grudar o máximo que puder.
Depois, ele deve voltar ao seu lugar e o participante seguinte faz a mesma coisa. Todos os membros do time devem ir até a bacia.
No final da disputa, vence o time que tiver conquistado a maior barba.
10. Bingo de Natal
Para essa brincadeira, é preciso haver algumas lembrancinhas.
Reúna os familiares e amigos. Cada pessoa tem direito a uma cartelinha e vence quem completá-la primeiro.
Ao gritar “bingo!” o cantador confere a cartela e entrega o presente ao vencedor da rodada.
Além das dinâmicas, onde as crianças podem se envolver no Natal?
É verdade que a maioria das crianças adora brincar. Porém, os filhos também podem se envolver em outras atividades além das dinâmicas de Natal.
Temos 3 sugestões para você colocar em prática e inserir as crianças nos preparativos para o Natal.
Ajudar na decoração da árvore de Natal
A hora de montar e enfeitar a árvore de Natal pode ter a participação de toda a família.
Incentive as crianças a criarem enfeites! Eles podem ser produzidos com bolinhas de isopor, tinta guache, lantejoulas e canetinhas.
Depois, é só observar a felicidade no rosto dos pequenos ao colocarem os enfeites na árvore. Além de ser divertida, a atividade fortalece o lado criativo das crianças.
Preparar as refeições
Na hora de preparar a ceia, peça a ajuda dos seus filhos. Escolha alguns pratos que eles possam ajudar no preparo ou, quem sabe, elaborar com a sua supervisão.
Essa integração, além de resultar em refeições saborosas, auxilia no desenvolvimento da coordenação motora, organização e paciência.
Fazer as compras com os filhos
A gente sabe que os shoppings e centros comerciais ficam bem cheios em dezembro, e essa tarefa pode ser um pouco difícil, ainda mais para crianças.
Caso seja possível, leve os filhos para escolher algum presente para alguém especial, como a professora, a avó, o irmão.
Nesse momento, a escolha vai considerar os gostos e preferências da criança. Porém, não deixe que ultrapasse limites financeiros. É importante nesse momento explicar o quanto pode ser gasto ou não.