BRICS: Árvore amazônica ‘sagrada’ é escolhida como novo símbolo do grupo

A árvore, que tem uma função natural de compartilhamento de recursos, deve ser símbolo de “cooperação” e “desenvolvimento compartilhado” entre os membros do Brics

BRICS: Árvore amazônica ‘sagrada’ é escolhida como novo símbolo do grupo

Foto: Divulgação

Receba todas as notícias gratuitamente no WhatsApp do Rondoniaovivo.com.​

Sumaúma (Ceiba pentranda) é um símbolo sagrado da floresta amazônica. A árvore da família das bombacáceas, de grande porte — que  pode chegar a ter até 70 metros de altura —, é reconhecida por ter um tronco espesso de raízes tabulares e frutos fibrosos: pequenas esferas que contêm sementes em seu interior, envolvidas sob uma camada branca de paina, que pode ser usada como alternativa ao algodão.

 

Ela é uma árvore de múltiplas funções: além de ser sagrada para os povos nativos do continente sul-americano (apelidada de “guardiã da floresta” e “mãe das árvores“, tem uma propriedade natural de grande significado: a sumaúma é capaz de retirar água do solo profundo, mesmo em tempos de seca, e de compartilhá-la com a vegetação circundante, deixando a floresta “alimentada”.

Sumaúma (Ceiba pentandra) – folha e frutos. Crédito: arborea.net

Direito ao esquecimento

A política de comentários em notícias do site da Rondoniaovivo.com valoriza os assinantes do jornal, que podem fazer comentários sobre todos os temas em todos os links.

Caso você já seja nosso assinante Clique aqui para fazer o login, para que você possa comentar em qualquer conteúdo. Se ainda não é nosso assinante Clique aqui e faça sua assinatura agora!

Rondoniaovivo quer saber: quantas vezes você, leitor de Porto Velho, acessa o jornal por dia?
Onde você pretende comemorar o Natal?

* O resultado da enquete não tem caráter científico, é apenas uma pesquisa de opinião pública!

MAIS NOTÍCIAS

Por Editoria

PRIMEIRA PÁGINA

CLASSIFICADOS veja mais

EMPREGOS

PUBLICAÇÕES LEGAIS

DESTAQUES EMPRESARIAIS

EVENTOS