RECONHECIMENTO: IAB homenageia primeiro advogado de Rondônia com a Medalha Luiz Gama

Francisco Arquilau de Paula foi homenageado na última sexta-feira, 27, na sede da OAB/RO

RECONHECIMENTO: IAB homenageia primeiro advogado de Rondônia com a Medalha Luiz Gama

Foto: Divulgação

Receba todas as notícias gratuitamente no WhatsApp do Rondoniaovivo.com.​

Dono da inscrição 01-B nos quadros da Seccional da OAB de Rondônia, Francisco Arquilau de Paula foi homenageado pelo IAB - Instituto dos Advogados Brasileiros na última sexta-feira, 27. Em solenidade promovida na sede da OAB/RO, ele recebeu do IAB a Medalha Luiz Gama, que é destinada a personalidades que defendem a igualdade racial, a liberdade e a democracia. O decano da advocacia rondoniense teve trajetória marcada pela luta em prol do pleno funcionamento do Poder Judiciário em seu Estado natal e por uma justiça igualitária. 
 
A entrega da comenda foi feita pelos filhos do homenageado, Franciele de Paula e Breno Dias de Paula, representante institucional do IAB em Rondônia. Já a saudação ao primeiro advogado rondoniense ficou a cargo do secretário-geral do Instituto, Jorge Rubem Folena, cujo discurso deu destaque à representatividade de Francisco de Paula no Direito brasileiro. 
 
Folena também lembrou que a medalha, desenhada por Oscar Niemeyer, celebra a atuação do advogado junto à Casa de Montezuma. "Em dois meses, ele vai completar 27 anos como nosso associado. Hoje, estamos fazendo o preparatório para que daqui a três anos Francisco receba a Medalha Levi Carneiro", brincou o secretário-geral, fazendo referência à comenda destinada aos consócios que contribuíram para os trabalhos do IAB por mais de três décadas. 
 
Emocionando a todos, Francisco de Paula iniciou seu discurso dizendo que "a gratidão é a poesia do caráter" e trazendo à memória a figura do advogado Hermann Assis Baeta, que o indicou ao IAB. "Ele é o grande responsável por eu estar aqui hoje sendo agraciado com uma comenda tão importante. Baeta me indicou quando o Instituto era quase exclusivamente composto por grandes juristas do Rio e de São Paulo. Agora, vejo que ele queria que a Casa de Montezuma fosse integrada por juristas de todos os lugares do Brasil. E, hoje, o IAB realmente representa todos os advogados brasileiros", contou. 
 
O homenageado também trouxe em sua fala a importância da figura de Luiz Gama, que mesmo sem um diploma de Direito exerceu a advocacia e perseguiu os direitos de pessoas escravizadas. "Sem nenhum título, ele exerceu a verdadeira advocacia porque lutava pela liberdade", afirmou Francisco de Paula. 
 
O advogado, que há mais de 40 anos lutou pela criação de um Tribunal de Justiça em Rondônia, se disse honrado por receber uma comenda com o nome de um homem tão importante para o mundo jurídico: "Vejo a responsabilidade que vocês, senhores, colocam no meu coração. É o peso de continuarmos a defender a liberdade". 
Direito ao esquecimento

A política de comentários em notícias do site da Rondoniaovivo.com valoriza os assinantes do jornal, que podem fazer comentários sobre todos os temas em todos os links.

Caso você já seja nosso assinante Clique aqui para fazer o login, para que você possa comentar em qualquer conteúdo. Se ainda não é nosso assinante Clique aqui e faça sua assinatura agora!

Você é a favor do fim da escala 6x1?
Como você avalia o atendimento da Azul Linhas Aéreas em Rondônia?

* O resultado da enquete não tem caráter científico, é apenas uma pesquisa de opinião pública!

MAIS NOTÍCIAS

Por Editoria

PRIMEIRA PÁGINA

CLASSIFICADOS veja mais

EMPREGOS

PUBLICAÇÕES LEGAIS

DESTAQUES EMPRESARIAIS

EVENTOS