PORTO VELHO: Conheça parte da história dos 110 anos da capital de Rondônia

Hoje, 02 de outubro de 2024, Porto Velho completa 110 anos desde a criação legal do município

PORTO VELHO: Conheça parte da história dos 110 anos da capital de Rondônia

Foto: Prefeitura de Porto Velho

Receba todas as notícias gratuitamente no WhatsApp do Rondoniaovivo.com.​

Fundado em 1907, durante a construção da Estrada de Ferro Madeira-Mamoré, Porto Velho completa nesta quarta-feira (02 de outubro), 110 anos desde a criação legal do município (em 1914), originalmente pertencente ao Amazonas, e mais tarde (1943) se tornando a capital do estado de Rondônia. 
 
Em meados do século XIX, no decorrer da idealização do projeto de construção de uma ferrovia para transportar a borracha produzida na Bolívia e em Guajará-Mirim, a região de Santo Antônio do Madeira foi escolhida para construção do porto onde o caucho seria carregado para os navios. As dificuldades para construir e operar um porto fluvial naquela área fizeram com que um pequeno porto, localizado 7km abaixo, fosse utilizado de forma provisória. Quando o Imperador Pedro II autorizou navios mercantes de todas as nações subirem o Rio Madeira em 1873, um denominado 'Porto Novo' foi levantado em Santo Antônio. 
 
O velho porto dos militares continuaria a ser usado por sua maior segurança, apesar das dificuldades operacionais e da distância até S. Antônio, ponto inicial da EFMM, mais tarde em 1912 o dono da empresa que concluiu a EFMM, Percival Farquar, decidiu que o ponto inicial da ferrovia seria aquele e tornou-se o fundador da cidade que, quando oficializada pela Assembleia do Amazonas, recebeu o nome de Porto Velho
 
 
Em 02 de outubro de 1914 por intermédio da Lei n°757 foi criado o município de Porto Velho, em 24 de dezembro daquele ano o Major Fernando Guapindaia foi nomeado para o cargo de superintendente (prefeito), um mês depois (em 24 de janeiro de 1915) foi realizada a sessão solene de instalação do Município de Porto Velho presidida pelo Major Guapindaia.
 
Povoada desde julho de 1907, a cidade é produto do protesto de administradores da obra da EFMM, que consideravam os moradores dos arredores como invasores, moradores esses que por vezes eram os próprios operários da ferrovia, eram também migrantes de outros estados e imigrantes estrangeiros.
 
 
“Nascente ao calor das oficinas
Do parque da Madeira-Mamoré
Pela forja dos bravos pioneiros,
Imbuídos de coragem e de fé”
 
                                                        - Trecho do Hino de Porto velho
 
 
Em 1983, no decurso da gestão de Sebastião Valadares, um concurso com o objetivo da criação da bandeira, hino e brasão de Porto Velho foi lançado pela prefeitura. O cronista e membro da Academia de Letras de Rondônia, Cláudio Batista Feitosa (1936-2019) foi vencedor ao escrever aquele que seria o hino do município. 
 
 
Antônio Cândido, escritor, poeta, e mestre em História e Estudos Culturais pela Universidade Federal de Rondônia (Unir), foi o responsável pela criação da bandeira de Porto Velho.
 
(Créditos: Daiane Mendonça)
 
 
Em 1981, no processo de criação do Estado de Rondônia, a cidade de Porto Velho foi escolhida como a capital política administrativa, sendo o polo das decisões estaduais desde a Instalação do Estado em 4 de janeiro de 1985. 
Direito ao esquecimento
Você votaria em um candidato que defende o meio ambiente?
Você votaria em um candidato assumidamente homossexual?

* O resultado da enquete não tem caráter científico, é apenas uma pesquisa de opinião pública!

MAIS NOTÍCIAS

Por Editoria

PRIMEIRA PÁGINA

CLASSIFICADOS veja mais

EMPREGOS

PUBLICAÇÕES LEGAIS

DESTAQUES EMPRESARIAIS

EVENTOS