CALAMIDADE: Seca no Amazonas já afeta 10 mil pessoas e pode ser a maior da história

Estado tem comunidades isoladas e 20 cidades em situação de emergência

CALAMIDADE: Seca no Amazonas já afeta 10 mil pessoas e pode ser a maior da história

Foto: Dado Galtieri - Divulgação/INPA

Receba todas as notícias gratuitamente no WhatsApp do Rondoniaovivo.com.​

A seca deste ano no Amazonas pode ser tão ou mais grave do que a do ano passado. O governo estadual emitiu um alerta, prevendo a maior seca já registrada na história do Amazonas. 
 
Até agora, 20 das 62 cidades do estado já estão em situação de emergência. A Defesa Civil informou que os níveis dos rios no Amazonas estão abaixo do esperado para este período em todas as calhas.
 
Em Manaus, o Rio Negro baixou cerca de 54 centímetros apenas no mês de julho. No início do mês, as águas estavam a 26,79 metros. Entre quarta e quinta-feira, houve uma redução de seis centímetros. 
 
Dez mil pessoas já foram afetadas pela seca, que também tem isolado comunidades, encalhado embarcações e causado problemas de abastecimento de insumos nos municípios.
 
No último dia 5, o governo de Wilson Lima (União) criou um Comitê de Enfrentamento à Estiagem, composto por 33 secretarias e órgãos do governo. 
 
Além disso, foi instituído um Comitê Técnico-Científico, formado por dez especialistas responsáveis por assessorar a gestão pública na tomada de decisões.
 
O governo concentrará esforços para garantir o abastecimento de água potável, insumos e medicamentos às comunidades afetadas. 
 
Outras medidas incluem a proteção da produção rural, a adaptação da logística da rede estadual de ensino e a garantia de alcance das ajudas humanitárias.
 
Aqui está a lista das cidades do Amazonas em situação de emergência devido à seca:
 
- Guajará
- Ipixuna
- Envira
- Itamarati
- Eirunepé
- Carauari
- Juruá
- Pauini
- Lábrea
- Tapauá
- Beruri
- Canutama
- Boca do Acre
- Atalaia do Norte
- Benjamin Constant
- Tabatinga
- São Paulo de Olivença
- Amaturá
- Santo Antônio do Içá
- Tonantins
Direito ao esquecimento

A política de comentários em notícias do site da Rondoniaovivo.com valoriza os assinantes do jornal, que podem fazer comentários sobre todos os temas em todos os links.

Caso você já seja nosso assinante Clique aqui para fazer o login, para que você possa comentar em qualquer conteúdo. Se ainda não é nosso assinante Clique aqui e faça sua assinatura agora!

Você é a favor do fim da escala 6x1?
Como você avalia o atendimento da Azul Linhas Aéreas em Rondônia?

* O resultado da enquete não tem caráter científico, é apenas uma pesquisa de opinião pública!

MAIS NOTÍCIAS

Por Editoria

PRIMEIRA PÁGINA

CLASSIFICADOS veja mais

EMPREGOS

PUBLICAÇÕES LEGAIS

DESTAQUES EMPRESARIAIS

EVENTOS